De acordo com um estudo realizado pela Smith Lawers, 70% dos condutores assumem, em algum momento, estar distraído ao volante. Destes, são os homens que o fazem com mais frequência. Para obter esta conclusão foram inquiridos 2214 condutores norte americanos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.
Leia ainda: Portugueses preferem carros usados, mas a comprar novo avançam para um elétrico
O principal causador das distrações é o telemóvel. Neste aspeto, os condutores masculinos utilizam-no 22% mais do que as mulheres. Quer seja para ver as redes sociais ou simplesmente atender uma chamada. Para além disso, 74% destes recorrem ao joelho para controlar o volante quando têm as mãos ocupadas com outras coisas, ao invés da condução.
Ver vídeos é uma das distrações
Outro dado revelador da maior distração masculina passa pela visualização de vídeos a conduzir. De acordo com o estudo, 70% dos homens têm mais tendência para desviar a atenção para ver um vídeo no smartphone ao volante. Ainda assim, o telemóvel não é o único motivo de distração ao volante. De facto, o estudo revela que 65% dos “sustos” ao volante acontecem quando se “dá ao dente”. Quando se fala em comer enquanto se conduz, mais uma vez, são os homens que o fazem mais (58,9% face aos 58,2% das mulheres).