A caixa manual é um componente cada vez mais raro no mercado automóvel. Todos os anos são cada vez menos os veículos que trazem três pedais. Certos fabricantes afirmam que é uma despesa extra que já não faz sentido ter, enquanto outros, justificam-se com a fraca adesão a caixas manuais pelo público generalista. De facto, as mais recentes transmissões automáticas conseguem passar de mudança mais rápido do que cada humano. Para além disso, são mais fáceis de utilizar. Contudo, nem toda a gente pensa assim quando se fala em prazer de condução.
Leia ainda: Volkswagen Beetle alterado recebe motor elétrico do e-Up!
Para os fanáticos “petrolhead”, o processo de meter uma mudança é mais divertido que dar um toque numa patilha de volante. Puxar pelo motor, por exemplo, de um Mazda MX-5 e utilizar a boa e precisa caixa manual do pequeno japonês faz vibrar os amantes do automóvel. Por fim, utilizando o exemplo dos desportivos, há marcas que continuam a cativar o público pelos três pedais.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
A BMW, por exemplo, continua a oferecer em Portugal a possibilidade de se ter um desportivo M (M2 ou M4) com uma junção brilhante: tração traseira e caixa manual. De todos os veículos que têm três pedais, escolhemos 10 que “puxam” pelas emoções dos condutores.