Porsche 911 GT3 celebra 20 anos de puro prazer de condução

Porsche 911 GT3 celebra 20 anos de puro prazer de condução

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Porsche 911 GT3 celebra 20 anos de puro prazer de condução

Desde o final da década de 90, o 911 GT3 não tem parado de evoluir, ficando cada vez mais rápido e eficaz a cada nova geração.

Artigo de João Isaac

09-08-2019

A apresentação do primeiro Porsche 911 GT3, no Salão de Genebra de 1999, marcou o início de uma nova era para os fãs da condução desportiva. A versão do mítico modelo de Estugarda que melhor representa os feitos da Porsche Motorsport foi desenvolvida pelo bicampeão do mundo de ralis Walter Röhrl e por Roland Kussmaul, engenheiro especializado na competição.

O digno sucessor do mítico Carrera RS 2.7

Desde o final da década de 90, o 911 GT3 não tem parado de evoluir. A cada nova geração, foi ficando mais rápido e eficaz. Assim, graças ao seu motor atmosférico, à caixa manual e à tração traseira, o GT3 continua a ser o 911 preferido dos condutores mais puristas e exigentes. A primeira geração utiliza um motor 3,6 lt com 360 cavalos. No entanto, rapidamente evoluiu para 381 e mais tarde para 415 cavalos. Elementos como os travões carbo-cerâmicos e a suspensão ativa passaram também a fazer parte do equipamento.

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Em 2009, a cilindrada subiu para 3,8 lt e a potência para 435 cavalos. Também a aerodinâmica sofreu melhoramentos significativos, praticamente duplicando o downforce gerado relativamente à geração anterior. Quatro anos depois, no 50º aniversário do 911, o novo GT3 estreou um novo motor, transmissão e chassis. A potência de 435 cavalos passou a ser transmitida ao eixo posterior – agora, também, direccional – através de uma caixa de dupla embraiagem.

Veja o vídeo:

O atual Porsche 911 GT3 mantém a possibilidade de caixa manual

O mais recente GT3 viu a luz do dia em 2017. O motor boxer de seis cilindros atingiu os quatro litros de capacidade e a potência subiu para os 500 cavalos. Além disso, para os mais puristas, passou a estar disponível uma caixa manual, opcional. A substituta da PDK, bem como o Touring Package. Este inclui um spoiler extensível em vez da asa traseira fixa.

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Também na competição, o GT3 tem acumulado inúmeras vitórias. Um bom exemplo disso são as provas de resistência como as 24 horas de Spa, Daytona ou Nurbürgring, circuito alemão onde já venceu por sete vezes. Uma grande parte da experiência adquirida nas corridas, assim como muitos dos desenvolvimentos técnicos aplicados, passam posteriormente às versões de estrada. Assim, não é de estranhar que cerca de 80% de todos os GT3 produzidos sejam conduzidos, igualmente, em circuito. Veja aqui mais fotos da evolução do Porsche 911 GT3.

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João Isaac

09-08-2019



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