As encomendas para o novo Opel Crossland estão oficialmente abertas. O novo modelo compacto está disponível desde já para encomenda com preços a partir de 19.600 euros, chegando ao mercado com equipamento de série muito completo. Do lado da assistência ao condutor destacam-se, desde logo, o Alerta de Saída de Faixa, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e o Programador de Velocidade Adaptativo com Limitador de Velocidade. Igualmente de série em todos os Crossland são os faróis de LED, o sistema de ar condicionado, o rádio Multimedia, os bancos ergonómicos com selo de aprovação AGR (forrados a tecido e couro), e os sensores de luz e de chuva, entre muitos outros. A escolha de níveis de equipamento vai do Business Edition, de entrada, aos patamares Elegance e ao novo GS Line, este de inspiração mais desportiva.
Veja também: CLA Coupé, o mais dinâmico e emocional dos A da Mercedes-Benz
O novo Crossland é o segundo modelo, a seguir ao Opel Mokka, a exibir o Opel Vizor, a nova e elegante solução estilística com que que os ‘designers’ da marca alemã passam a identificar cada Opel a partir de agora. A nova assinatura é inconfundível. A secção dianteira é formada por uma única superfície que se estende sem interrupções ao longo da frente do automóvel.
Novo Opel Crossland já está disponível em Portugal
Visualmente, o Vizor confere uma maior largura ao modelo, organizando-se num conjunto reduzido de elementos. O lendário emblema da marca, com o relâmpago, domina orgulhosamente o centro do conjunto. O Vizor irá tornar-se uma 2 marca registada de todos os modelos da Opel ao longo da presente década de 2020, acompanhando um potencial crescendo de tecnologias de topo.
Veja também: Renault Megane RS Trophy, o destruidor de curvas
Na secção traseira, os novos conjuntos óticos de cor escura destacam o ‘design’ de luz em forma de asa da Opel, enquanto a nova superfície traseira preta de elevado brilho (disponível em combinação com o tejadilho preto) faz com que o novo Crossland pareça mais amplo e mais robusto.
A gama do novo Opel Crossland foi projetada tendo em vista desde os condutores de viaturas empresariais, que passam muito tempo ao volante, ou os utilizadores familiares, que procuram versatilidade e um automóvel prático.
Equipado com um banco do condutor ergonómico com certificação AGR, o Opel Crossland Business Edition (a partir de 19.600 euros) garante conforto consideravelmente superior em viagens mais longas. Os faróis LED tornam a condução noturna mais segura e descontraída.
Leia ainda: Seat Tarraco, um SUV que é grande no tamanho e em qualidades
O sistema Park Pilot oferece sensores de estacionamento à frente e atrás, a par de uma câmara traseira. O sistema de informação e entretenimento Multimedia Radio, com ecrã tátil policromático de sete polegadas, é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, assegurando total conexão com o exterior.
Quem aprecia visual e ambiente mais desportivo pode optar pelo Opel Crossland GS Line (a partir de 22.100 euros). Este nível de equipamento, que é novidade na gama Crossland, coloca o SUV da Opel em especial evidência graças a jantes de liga leve de 17 polegadas pretas, tejadilho preto, friso vermelho a acompanhar a linha de tejadilho, bancos AGR para condutor e passageiro dianteiro, banco traseiro regulável longitudinalmente, barras de tejadilho e faróis dianteiros e luzes traseiras LED.
Novo Opel Crossland: versátil, prático e equipado com motores eficientes
Para quem procura o lado mais versátil e prático do Opel Crossland, as versões Elegance serão a escolha mais acertada. Com preços a partir de 21.600 euros, oferecem de série câmara traseira panorâmica de 180 graus, sistema de informação e entretenimento 3 Multimedia Navi Pro com navegação e ecrã tátil policromático de oito polegadas, sistema de carregamento de telemóveis por indução, ar condicionado ‘dual zone’ com controlo eletrónico, bancos ergonómicos AGR forrados a couro e tecido e bancos traseiros reguláveis longitudinalmente.
O novo Opel Crossland também oferece um elevado nível de versatilidade, graças aos bancos traseiros reguláveis longitudinalmente e reclináveis individualmente. Com uma divisão de 60/40, deslizam até um máximo de 150 milímetros, aumentando, em segundos, o espaço da bagageira dos originais 410 litros para 520 litros. Por seu turno e em complemento, o rebatimento dos bancos traseiros aumenta o volume da bagageira para os 1255 litros.
A gama Opel Crossland é composta por um conjunto de motores eficientes, a gasolina e a gasóleo, com cilindradas entre 1,2 e 1,5 litros. Tanto os motores a gasolina, com potências de 83 cv a 130 cv, como os blocos Diesel, entre 110 cv e 120 cv, cumprem a rigorosa norma de emissões Euro 6d (consumo de combustível NEDC em ciclo misto: 5,0-3,5 l/100 km, 113-93 g/km de CO2).
O novo Opel Crossland recebeu novas evoluções nos componentes do chassis. Osngenheiros de Rüsselsheim definiram novos amortecedores para a suspensão dianteira McPherson e para o eixo traseiro de torção. A par de uma melhor precisão da direção, as soluções de chassis do novo Crossland garantem um equilíbrio excelente entre conforto e agilidade, bem como elevada estabilidade em velocidade de autoestrada.
Os clientes do novo Crossland poderão optar por aumentar os patamares de segurança para uma dinâmica de condução ainda mais apurada em condições de aderência menos ideais, através da inclusão do sistema IntelliGrip (disponível a partir do início de 2021). Este sistema adaptativo do controlo de tração garante a melhor tração e a melhor estabilidade possível sobre todos os tipos de pisos.