Novo Opel Astra já pode ser encomendado em Portugal

Novo Opel Astra já pode ser encomendado em Portugal

Automundo.pt

Novo Opel Astra já pode ser encomendado em Portugal

Pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização híbrida plug-in, além de motores a gasolina e turbodiesel.

Artigo de Equipa Paraeles

24-11-2021

A Opel abriu as encomendas da novíssima geração Astra. Pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização híbrida plug-in, além de motores a gasolina e turbodiesel. A gama, que para já contempla a variante de carroçaria de cinco portas, é composta por três níveis de equipamento: Business, Elegance e GS Line. No patamar máximo do portfólio de motorizações do Opel Astra surge um híbrido ‘plug-in’. A versão topo de gama Astra Hybrid oferece uma potência de 132 kW/180 cv. O sistema é composto de um motor a gasolina 1.6 Turbo de 150 cv e um motor elétrico. A energia é enviada para o eixo dianteiro através de uma transmissão automática de oito velocidades. O binário máximo é de uns elevados 360 Nm. O consumo de combustível é de 1,3-1,1 l/100 km, com emissões de 24 g/km de CO2 (valores combinados WLTP).

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Novo Opel Astra já pode ser encomendado em Portugal

Nesta proposta híbrida ‘plug-in’ as ‘performances’ são semelhantes a um modelo desportivo, nomeadamente a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e a velocidade máxima de 225 km/h (limitada eletronicamente). Para condução sem emissões em cidade pode ser selecionado o modo elétrico. Graças à bateria de 12,4 kWh, o novo Astra Hybrid percorre cerca de 60 quilómetros em modo puramente elétrico, segundo a norma WLTP. Os preços do Astra Hybrid iniciam-se em 37.300 euros (versão Business).

A opção a gasolina está a cargo do premiado motor turbo de injeção direta a gasolina e 1,2 litros de cilindrada, associado a uma caixa manual de seis velocidades, que debita 130 cv (consumo de combustível WLTP combinado: 6,4-5,3 l/100 km e emissões de 124-123 g/km de CO2). Este propulsor também está disponível com transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível WLTP: 6,5-5,4 l/100 km, combinado, e 127 g/km de CO2). Registe-se que o binário máximo de 230 Nm do motor a gasolina é atingido logo a partir das 1750 rpm.

Na alternativa Diesel surge o turbodiesel de quatro cilindros e 1,5 litros, com 130 cv, que debita um binário máximo de 300 Nm a partir das 1750 rpm e está disponível com caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível WLTP: 51,1-4,2 l/100 km, combinado, e 114 g/km de CO2) ou transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível WLTP: 5,2-4,3 l/100 km, combinado, e 118-117 g/km de CO2).

Equipamento de série completo

Como é habitual na Opel, o equipamento de série é completo logo desde a versão de entrada. Todos os Astra estão equipados com jantes de liga leve, ar condicionado automático, ignição sem chave, quatro vidros elétricos, espelhos retrovisores com regulação elétrica e aquecidos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED, comutação automática médios-máximos, assistência ao arranque em planos inclinados, consola central com apoio de braços e travão de estacionamento elétrico, entre muitos outros. Todos os dispositivos de infoentretenimento, completamente novos, são compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, dispensando ligação por cabo. Sublinhe-se que o ‘cockpit’ de todos os Opel Astra está dotado do Pure Panel mais completo, ou seja, com dois grandes ecrãs policromáticos de 10 polegadas.

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Da longa lista de sistemas de assistência à condução e de segurança fazem parte, por exemplo, o alerta de desvio de faixa com correção automática de direção, travagem automática de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade inteligente e deteção de cansaço do condutor, para citar os mais relevantes. Os preços do novo Opel Astra em Portugal iniciam-se em 25.600 euros. As encomendas já abriram em toda a rede de concessionários da marca no país. As entregas das primeiras unidades estão agendadas para o final do primeiro trimestre de 2022. O novo Opel Astra é, para a marca alemã, uma clara afirmação de ‘design’. Dinâmico como nunca, com superfícies alongadas, libertas de elementos supérfluos, e com o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor, esta sexta geração Astra está apta a definir uma nova era.

Tal como o antecessor, lançado em 2015, o novo modelo introduz importantes inovações na classe dos familiares compactos, às quais anteriormente só era possível aceder em automóveis bem mais dispendiosos. Um bom exemplo é a mais recente evolução dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED® Pixel, uma herança direta do prestigiado topo de gama Opel Insignia. Graças a 168 elementos LED, o sistema coloca os modelos da Opel na liderança destacada nos segmentos compacto e médio do mercado em matéria de iluminação. No novo Astra, a Opel propõe este sofisticado sistema de iluminação como equipamento opcional pelo preço de 1250 euros.

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O habitáculo da nova geração Astra representa um verdadeiro salto em frente no tempo. Com o Pure Panel totalmente digital, com dois grandes ecrãs policromáticos de 10 polegadas, os instrumentos analógicos desaparecem totalmente. Assim, a nova interface homem-máquina (IHM), com novos e modernos grafismos, oferece uma experiência pura e mais intuitiva. Os utilizadores podem comandar múltiplas funções através de ecrãs tácteis de grandes dimensões. Os ‘designers’ e engenheiros da Opel aplicaram o maior rigor no sentido de assegurar ao condutor a capacidade de receber todas as informações necessárias e todas as opções de operação úteis, mas sem sobrecarga de dados ou funções supérfluas. Além disso, as principais configurações, como o controlo da climatização, continuam a poder ser feitas através de teclas e botões físicos.

Tipicamente Opel é também o excelente conforto dos bancos do novo modelo. Os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, são certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR e, graças à ergonomia exemplar, são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O condutor é apoiado por sistemas de assistência de última geração que incluem ‘head-up display’ e sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 2.0, o qual integra todas as câmaras e sensores a bordo com conectividade ‘e-horizon’ e a câmara de 360 graus Intelli-Vision (equipamento disponível numa segunda fase).

Comportamento dinâmico eficaz, travagem e estabilidade ideais

O novo Astra mede 4374 milímetros de comprimento e 1860 milímetros de largura. Face ao modelo anterior tem apenas mais 4 milímetros de comprimento, mas a distância entre eixos aumentou 13 milímetros, totalizando agora 2675 milímetros. Apesar da postura musculada e confiante, a prática e generosa bagageira do novo Astra, com piso ajustável, oferece ao condutor e aos quatro passageiros até 1250 litros de volume com os bancos traseiros rebatidos. O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2, integrando todo o ADN da Opel desde os primeiros esboços. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que o novo Astra – tal como qualquer Opel – é “autobahn-proof”, ou seja, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade foi um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.

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Fatores como a afinação da direção e a elevada resistência à torção do chassis – suspensão do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás – intervêm decisivamente no excelente controlo dos movimentos de transferências de massas em mudanças de direção (amortecimento do movimento em torno do eixo vertical). Nas imobilizações, o novo modelo proporciona uma forte potência de travagem e permanece muito estável em curva, bem como em linha reta. A rigidez da estrutura da carroçaria do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior. Na primeira fase de comercialização o novo Astra estará disponível na variante ‘hatcback’ de cinco portas, seguindo-se, pouco depois, a elegante ‘station wagon’ Astra Sports Tourer. Volvido um ano sobre o lançamento no mercado desta nova geração, juntar-se-á à gama o Astra-e, com motorização elétrica a bateria. O novo Astra foi concebido e desenvolvido na sede da Opel, em Rüsselsheim, onde também será produzido.

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Equipa Paraeles

24-11-2021



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