Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte

Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte

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Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte

A Ford desvendou o novíssimo Mustang,  transformando o coupé desportivo mais vendido do mundo com um cockpit digital completamente redesenhado, um novo e evoluído motor V8 e um estilo mais arrojado para fazer deste o Mustang mais divertido de sempre.

Artigo de Equipa Paraeles

27-09-2022

A Ford desvendou o novíssimo Mustang,  transformando o coupé desportivo mais vendido do mundo com um cockpit digital completamente redesenhado, um novo e evoluído motor V8 e um estilo mais arrojado para fazer deste o Mustang mais divertido de sempre. O impacto do Mustang vai muito além dos mais de 10 milhões de automóveis vendidos nos seus 58 anos de produção contínua. Já fez milhares de aparições em filmes, televisão, música e videojogos e é o veículo mais apreciado do mundo no Facebook. O mundo também adora o Mustang. Desde que o último Mustang totalmente novo foi introduzido em 2014, o Mustang tornou-se o coupé desportivo mais vendido a nível mundial todos os anos desde então.

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Os novos coupé e descapotável elevam a capacidade atlética do Mustang a novos patamares, incluindo melhoramentos ao nível do hardware, software e respetivas afinações, bem como um novo motor Gen IV V8 de 5,0 litros que proporciona uma resposta e desempenho superiores. “Este é o Mustang mais atlético e que mais confiança inspira ao condutor de sempre”, disse Ed Krenz, engenheiro chefe do Mustang. “Quer se conduza com uma transmissão automática ou manual, graças aos modos de condução combinados com um motor minuciosamente afinado, suspensão e comandos de direção, somos agora capazes de dar aos condutores o máximo desempenho em qualquer lugar, desde as suas estradas favoritas até à sua pista local”.

Performance atlética e visceral

O novíssimo Mustang GT apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas. Até seis modos de condução interativos e personalizáveis otimizam as capacidades de desempenho através de uma variedade de condições de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track 2 e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor. A capacidade de resposta durante a condução foi melhorada pela redução do atraso da resposta desde o volante até ao pneu, enquanto uma relação de direção mais rápida melhora a dinâmica em curva do novo automóvel.

Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte

A função “rev-matching”, que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionadapara reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, proporcionando ainda mais precisão e refinamento, naquele que é o Mustang mais
competente de sempre em pista. O GT está equipado com uma transmissão automática de 10 velocidades da Ford ou com uma transmissão manual de seis velocidades. O Pack Performance, de série, inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução. A suspensão ativa MagneRide 3 opcional monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada.

Por detrás da silhueta exterior icónica do Mustang de sétima geração encontra-se o cockpit tecnologicamente mais avançado e centrado no condutor de qualquer Mustang até à data, combinando o melhor do passado, presente e futuro. O mais notável é a remoção do painel de instrumentos superior tradicional de duas linhas do Mustang, abrindo caminho para um elemento central fluido, vidrado e aberto, repleto de
tecnologia. Atrás do novo volante, mais espesso e de fundo plano, encontra-se um painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, que pode ser personalizado para exibir diferentes estilos e novos painéis de instrumentos, personalizáveis, dependentes do modo de condução, novos para o novo modelo.

Experiências digitais imersivas centradas no condutor

Este conjunto de instrumentos digitais é apresentado de uma forma fluida num elemento central  SYNC 4 de 13,2 polegadas, atrás do mesmo vidro integrado, inclinado em direção ao condutor. O posicionamento ergonómico destes ecrãs proporciona informação visual clara e controlos de fácil acesso e que juntos criam uma experiência digital imersiva. Os painéis de cockpit totalmente personalizáveis e o ambiente interior do Mustang destacam-se pelo tom em cobre e cores escuras, num tema semelhante utilizado pelo SUV Mustang Mach-E e podem ser inteiramente configuráveis pelo utilizador. Os mostradores e a iluminação interior ambiente podem ser configurados nos tons escolhidos pelo cliente, enquanto os instrumentos se adaptam ao modo de condução selecionado. Ao escolher as configurações personalizadas do Modo de Condução, é exibida uma visualização da configuração do automóvel no elemento central utilizando o software Unreal Engine 3D, um motor de jogos de computador que produz renderizações em tempo real. Ao interagir com o ecrã tátil, as configurações do veículo podem ser ajustadas, deslizando o gráfico para rodar o automóvel virtualmente.

A nova geração do Mustang ganha um novo padrão interior desenvolvido especialmente para a marca, naquele que é o cockpit mais centrado no condutor de sempre do Mustang. O Mustang apresenta bancos de couro e plásticos de toque suave através do painel de instrumentos e forros de porta, com um volante completamente em couro. As versões superiores em termos de gama beneficiam de uma escolha de costuras coloridas para o volante e de um padrão único de perfuração do forro em toda a consola central, complementado por uma faixa decorativa assimétrica e colorida nos cintos de segurança. A consola central incorpora também uma zona de carregamento sem fios para telemóvel graças ao espaço adicional concedido ao mover mais funções para o ecrã táctil.

O mais recente sistema SYNC 4 da Ford é totalmente compatível com Apple CarPlay e Android Auto, integrando-se, na perfeição, com a aplicação FordPass.  Tal como o SUV totalmente elétrico Mustang Mach-E, o novíssimo Mustang dispõe da capacidade de atualização sem fios Ford Power-Up. Do lugar do condutor, as portas USB instaladas por cima do cockpit estão convenientemente colocadas para a instalação de câmaras de gravação, evitando haver cabos pelo habitáculo. O mais recente sistema de som B&O fornece áudio nítido através de 12 altifalantes e um subwoofer, incluindo a utilização da tecnologia Ford Electronic Sound Enhancement para amplificar os sons do motor diretamente para o habitáculo.

Design arrojado com elementos Mustang intemporais e uma maior personalização

A sétima geração adiciona um arrojo moderno a um design inspirado na herança, que se propõe a apelar ao mais amplo leque demográfico de clientes Mustang até ao momento. A linha baixa e horizontal ao longo da frente do capô característico de três secções alinha-se com os novos faróis LED para criar uma dianteira mais impactante, influenciada pelo design original dos anos 60 e otimizado para proteção dos peões. A sua elegante linha do tejadilho, a sua ampla postura atlética e o seu reduzido vão traseiro são também fiéis às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas, no mais puro e verdadeiro estilo Mustang.

Já atrás, um módulo com um spoiler alargado aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico. Pela primeira vez, cada derivativo da novíssima gama Mustang incorpora a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades. O GT, coração da marca Mustang, apresenta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capô e de um difusor frontal redesenhado.

O Mustang descapotável continua o seu legado de oferecer a máxima liberdade ao ar livre. Uma simples ativação de um só toque no trinco central, com uma só mão, abre e fecha o tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe.

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Sob o capô, uma nova cobertura do motor, uma barra preta que une as torres da suspensão, um novo design dos símbolos e cablagens, linhas de combustível e de travagem, contribuem para uma melhor estética em torno do coração do Mustang. Iluminação animada de boasvindas e ecrãs de boas-vindas exclusivos do Mustang também saúdam o cliente na aproximação ao automóvel. O novíssimo Mustang é apresentado com 12 opções de cor, incluindo três novos tons – Blue Ember, Vapor Blue e Yellow Splash. Os clientes podem também escolher entre pinças de travão Brembo em Preto ou Vermelho, ambas com o logótipo Mustang, bem como uma escolha de dois novos designs para as jantes de liga leve de 19 polegadas.

Mais funcionalidades de segurança e mais tecnologia

Os novos coupé e descapotável de sétima geração estão equipados com funcionalidades de assistência ao condutor de nova geração da Ford, e como o SUV Mustang Mach-E, dispõem do sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, Assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem, Assistente Evasivo de Direção e Assistente de Travagem em marcha-atrás. Outra funcionalidade-chave é a Mitigação Ativa de Buracos na Estrada, que monitoriza continuamente a suspensão, a carroçaria, a direção e os inputs de travagem e ajusta a resposta da suspensão em conformidade. A função Serviços de Veículos Roubados 9
– do pacote FordPass 6 e que fornece apoio 24 horas por dia em caso de roubo – é, também, uma novidade para o Mustang.

Os proprietários podem permanecer conectados ao seu Mustang através da aplicação FordPass de outras formas, utilizando funcionalidades remotas tais como arranque e paragem remota do veículo, bloqueio e desbloqueio de portas, agendamento da hora de arranque, localização do veículo e verificações do seu estado. 10 A aplicação FordPass tem à disposição dos utilizadores informação importante sobre veículos, incluindo níveis de combustível e óleo, histórico de serviço e informação sobre garantia.

Novo Mustang Dark Horse oferece as melhores aptidões em pista

Em estreia conjunta com o novo Mustang GT, o Mustang Dark Horse representa a máxima expressão em termos de aptidões e desempenho em pista, em linha com a tradição e empenho da marca no campo desportivo. Com base na conceção musculada, no design avançado e nas experiências digitais da sétima geração Mustang, as versões Mustang Dark Horse oferecem o mais elevado nível de precisão em pista, face a qualquer outro Mustang até à data.

No coração deste novo Mustang está uma versão mais potente do novíssimo motor Gen IV V8 com novas árvores de cames e uma configuração exclusiva Mustang Dark Horse, com sistema de admissão com duplo corpo de acelerador, único no segmento, que proporciona o dobro de ar fresco admitido no motor para o máximo desempenho. O Mustang Dark Horse vem equipado de série com uma transmissão manual exclusiva TREMEC de seis velocidades, com punho em titânio, disponível unicamente para esta versão, ou com a transmissão automática Ford de 10 velocidades da Ford, com acionamento por patilhas.

O Mustang Dark Horse vem equipado de série com o Performance Package que permite ativar os requisitos da função “Track Sprint” da marca. Entre os elementos que permitem esta funcionalidade estão um radiador de óleo do motor auxiliar, um radiador de óleo da transmissão (com transmissão automática), um radiador exclusivo e mais leve com maior rejeição de absorção de calor, além de ventoinhas de refrigeração mais potentes para melhorar a resistência e recuperação, e ainda um radiador no eixo traseiro. Um diferencial autoblocante Torsen de série maximiza a tração disponível para melhores acelerações e equilíbrio em curva.

Este pack inclui também uma configuração única do chassis, barras estabilizadoras traseiras de maiores dimensões e amortecedores dianteiros de elevado desempenho, travões dianteiros Brembo de 19 polegadas com êmbolos fixos e discos de grandes dimensões, barra antiaproximação, barra traseira em “K”, jantes dianteiras de 19 x 9 polegadas e traseiras de 19 x 9,5 polegadas com pneus Pirelli P Zero PZ4. Também a suspensão ativa MagneRide  é de série para uma performance otimizada quer em condições de estrada, quer em pista.

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Um travão eletrónico preparado para drift  traz uma nova tecnologia às pistas, potenciando a tendência de drift da tração traseira do Mustang com o apelo visual e a funcionalidade de um travão de mão mecânico convencional. O Performance Electronic Parking Brake (Travão de Estacionamento Eletrónico de Alto Desempenho) foi concebido tanto para os condutores principiantes aprenderem e melhorarem as suas aptidões no drift, como para proporcionar aos condutores mais especializados um sistema pronto para a competição. O Mustang Dark Horse apresenta também atualizações estéticas concebidas para refletir o seu estatuto de topo da sétima geração Mustang, bem como aumentar as aptidões em pista.

Na frente, um elaborado grafismo sombreado envolve os faróis LED escurecidos, complementando por uma exclusiva grelha em preto brilhante com aberturas trapezoidais e um pára-choques dianteiro inferior redesenhado com “garras” de alto brilho. As saias laterais inferiores e uma asa traseira fixa, o exclusivo difusor inspirado em competição e as quatro ponteiras de escape escurecidas revelam os detalhes de design claramente “racing” do modelo. Os tradicionais símbolos Mustang foram substituídos por um novo logótipo Mustang Dark Horse nos guarda-lamas dianteiros, porta da mala e soleiras das portas, com uma versão anodizada Dark Tarnish do famoso pónei, mantém a sua localização na frente. No interior, o símbolo exclusivo Mustang Dark Horse substitui o tradicional logótipo Mustang pony no painel de instrumentos e nos ecrãs digitais, sendo que cada unidade apresenta um número de chassis individual.

Exclusiva do Mustang Dark Horse, a pintura metalizada Blue Ember consiste numa tonalidade suavemente escurecida que irradia um brilho acolhedor em contacto com a luz, definindo o tom do visual muito particular do modelo. Estão também disponíveis, em várias cores e estilos,
diversos grafismos para aplicação ou pintados ao longo do tejadilho e do capô. O Appearance Pack opcional inclui pinças de travão Brembo em Notorius Blue com um símbolo em Grabber Blue mais brilhante. No interior, um volante mais espesso e de fundo plano, incorpora patilhas da caixa de velocidades em prata anodizado, e um botão específico para os modos de condução ao alcance do polegar. O volante possui com acabamento exclusivo com costuras em Indigo Blue em contraste com um revestimento interior desportivo em camurça. Atrás do volante destaca-se um painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas com ecrãs personalizáveis e instrumentação específica para cada Modo de Condução.

Mustang Dark Horse lidera o regresso do Mustang ao desporto automóvel global

A introdução do Mustang Dark Horse estabelece as bases de uma estratégia que vai permitir aos Mustang competir globalmente em diversos campeonatos e categorias, incluindo GT3, GT4 e NASCAR. O Mustang Dark Horse S foi construído exclusivamente para competição, assumindo a forma despida do modelo de produção, homologado para a via pública. Todos os componentes e peças não essenciais foram removidos, existindo no seu interior uma estrutura de segurança completa, com certificação FIA, redes de segurança, um banco de competição com cintos de segurança e um volante de competição com desmontagem rápida. Outros elementos de segurança incluem sistemas de corte de corrente elétrica e um sistema de supressão de incêndio.

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A Ford regressa, assim e como estrutura de fábrica, às competições na categoria GT3 com o novo Mustang GT3 IMSA, modelo que estará, também, disponível para clientes, processo a iniciar já nas 24 Horas de Daytona, em 2024. Criado pela Ford Performance e pela Multimatic,
o Ford Mustang GT3, animado por um motor V8 de 5,0 litros, irá disponibilizar, a clientes de todo o mundo, todo o potencial para as provas de resistência de um Ford Mustang. Também a iniciar as atividades na temporada de 2023 estará um novo Mustang GT4, disponível para clientes, destinando-se às categorias GT4 a nível mundial nas séries IMSA, SRO e FIA GT. Uma nova versão do Mustang também fará a sua estreia na próxima temporada na série Australian Supercars, estando ainda prevista a estreia, nos próximos anos, de novos modelos para a série NASCAR Cup e competições NHRA Factory X.

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Equipa Paraeles

27-09-2022



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