Se és fã da Nissan e se já pesquisaste nos motores de busca por esta marca automóvel, já terás percebido que o site www.nissan.com não te leva aos mais recentes carros da famosa marca japonesa. E este é o ponto de partida de um processo que envolve a Nissan e Uzi Nissan e que se arrastou durante oito anos em Tribunal. Mas todas as histórias têm um princípio e esta começa com um emigrante que viajou para os Estados Unidos da América em busca de um futuro melhor. E estamos a falar de Uzi Nissan.
Uzi Nissan é um emigrante israelita que foi viver para os EUA em 1980.
Este israelita mudou-se para os Estados Unidos da América em 1980. Desde essa época que Nissan tem dedicado a vida profissional à criação de pequenos negócios. Uma história comum a muitos emigrantes. Outra semelhança com muitas outras histórias é o facto deste homem ter optado pelo apelido da família para a denominação comercial das empresas que foi criando uma década depois de se ter instalado nos EUA. Tal como muitas outras pessoas, Uzi Nissan decidiu criar um domínio com o seu apelido. E é aqui que começa a confusão. Pois o apelido é igual ao nome comercial da Nissan Motor Company LDA, marca japonesa.

Foi em 1994 que Uzi registou o domínio www.nissan.com. Que era o site da Nissan Computer Corporation e que era utilizado para vender partes de computadores. Até que a Nissan mais famosa entra em cena. Com o desejo de ficar com esse domínio para a marca. Em 1999 realiza-se o primeiro encontro do emigrante com a marca. E quando se previa que tudo corresse certo, ou seja, que a Nissan comprasse o domínio, tudo correu mal. Porque Uzi Nissan quis manter o site associado à pequena empresa familiar, criada antes da marca japonesa comercializar automóveis nos EUA. Pois até 1985 a Nissan vendia os veículos como Datsun.
Uzi Nissan não aceitou vender o domínio à marca japonesa.
O pequeno empresário revelou que só estava disposto a abdicar do site por um valor que não iria interessar à Nissan. O passo seguinte da marca japonesa foi avançar para tribunal. Uzi Nissan foi processado, pela primeira vez, em dezembro de 1999. A Nissan exigia mais de oito milhões de euros por Uzi se chamar Nissan. Como resposta, o emigrante passou a vender carros no seu site. A disputa em tribunal deu razão a Uzi. Mas o empresário não podia comercializar viaturas no site. Uzi apelou e voltou a tribunal com a ajuda da Public Citizen, uma associação de advogados não lucrativa em defesa do consumidor. Em 2004, foi-lhe dada razão. Foi a vez da Nissan recorrer ao Supremo, mas sem sucesso. A instância superior dos tribunais recusou o caso e aconselhou as partes a chegar a entendimento.
Uzi Nissan e a Nissan voltaram a encontrar-se mais duas vezes. Sempre sem sucesso. Uzi Nissan mantém o domínio que criou mas revela que esta luta já lhe levou aproximadamente 2,5 milhões de euros ao longo dos oito anos da batalha judicial. Por sua vez, e apesar de ter uma almofada financeira substancialmente superior à de Uzi, a Nissan não conseguiu o que desejava. Recorda agora outro processo que envolve John Cena e a Ford.