O mítico Lada Niva parece não querer abandonar as estradas. A marca introduziu alterações no bloco 1,7 lt que o equipa de forma a respeitar o ciclo WLTP. Assim, e emitindo ainda 226 gramas de CO2 por quilómetro, o Niva cumpre com a atual norma Euro 6.d-Temp.
O Niva, agora designado apenas por 4×4, utiliza um robusto motor de quatro cilindros com apenas 83 cavalos e 129 Nm de binário. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, manteve-se fiel ao conceito de um puro e duro todo-o-terreno.
A rolar desde 1977
No entanto, foram sendo introduzidos alguns elementos mais contemporâneos. São disso exemplo a direção assistida e, consoante o nível de equipamento, os bancos aquecidos. Em alguns mercados, o Lada 4×4 está disponível por cerca de 12 mil euros.
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Lançado originalmente em 1977, o todo-o-terreno russo consegue assim a certificação que lhe permite continuar a ser comercializado na União Europeia. Ainda assim, só revalidou a sua certificação até ao início de 2020. Nessa altura será implementada a mais exigente norma Euro 6.d. Das duas, uma: ou 2020 é o fim de uma longa carreira ou é apenas mais um obstáculo para o 4×4 russo ultrapassar.
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Fotos: Lada