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Marcas unem-se para comprar emissões de carbono à Tesla e Polestar de modo a evitar multas milionárias

Automundo.pt

Marcas unem-se para comprar emissões de carbono à Tesla e Polestar de modo a evitar multas milionárias

De modo a escapar a multas que podem chegar aos 15 mil milhões de euros, várias marcas compram créditos de emissão de carbono à Tesla e Polestar.

Artigo de Bruno Seruca

08-01-2025

Muito se tem falado do mercado de carros elétricos. E da estratégia de várias marcas para conquistarem uma fatia cada vez maior deste segmento. Mas a verdade é que existe um negócio que ocorre nos bastidores da venda de automóveis eletrificados. Falamos da compra e venda de emissões de carbono de modo a evitar sanções milionárias da União Europeia. Neste domínio, a Tesla e a Polestar estão em destaque.

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A Reuters teve acesso a um documento da União Europeia. Que revela que empresas com vendas mais baixas de carros elétricos estão a juntar-se para comprar emissões de carbono de marcas como a Tesla e a Polestar. Que vendem apenas viaturas eletrificadas. Esta é uma estratégia para baixar a média de emissões desses fabricantes. O que permite poupar muitos milhões de euros em multas. O grupo Stellantis, Toyota, Ford, Mazda e Subaru estarão a planear agrupar as emissões de carbono com a Tesla. O que permitirá cumprir a legislação europeias. Já a Mercedes, Volvo e Smart estão a preparar um negócio em tudo semelhante com a Polestar, refere o mesmo documento.

Multas podem chegar aos 15 mil milhões de euros

Esta poderá ser uma informação que soará a estranha para muitas pessoas. Mas a verdade é que é algo que acaba por ser comum. Para se ter uma ideia, a venda de créditos de carbono representou, salienta a Reuters, 3% da receita total de 69 mil milhões de euros da Tesla. Isto só nos primeiros nove meses de 2024. Em declarações à Reuters, um porta-voz da Polestar referiu que a marca, bem como a Volvo Cars e a Smart vão vender a sobra dos créditos à Mercedes. Entre janeiro e setembro de 2024, a venda de créditos de carbono representou perto de 0,3% das receita global da Volvo Cars. Em caso de incumprimento, as multas da União Europeia, devido às regras para 2025, podem chegar aos 15 mil milhões de euros no total.

Fotos: Shutterstock

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Artigo de
Bruno Seruca

08-01-2025



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