Estas são as 6 coisas que os ladrões mais procuram nos carros

Estas são as 6 coisas que os ladrões mais procuram nos carros

Automundo.pt

Estas são as 6 coisas que os ladrões mais procuram nos carros

Existem 6 coisas a que os ladrões prestam especial atenção na hora de assaltar carros.

Artigo de Bruno Seruca

28-06-2024

Os carros continuam a ser um alvo apetecível para os amigos do alheio. Ainda assim, desenganem-se aqueles que acreditam que os ladrões são atraídos por objetos de valor que deixa à vista de todos no interior da viatura. É certo que não o deverá fazer, mas existam 6 coisas que acabam por ser bastante procuradas por quem está a planear rouba um carro. Quem o revela é Matas Buzelis, da carVertical. Que começa por dar conta de que a preferência tende sempre para carros mais recentes, que são mais valiosos.

Leia ainda: Estagiário esmaga Ferrari do patrão poucos dias depois de entrar ao serviço

1 – Retrovisores

Estamos perante objetos que podem valer centenas de euros. E a verdade é que facilmente existe procura no mercado clandestino. Além disso, estamos perante um roubo que pode demorar breves segundos. Viaturas que já têm número VIN do veículo nos espelhos acabam por afastar os amigos do alheio.

2 – Luzes e faróis

Neste caso, e claro que depende das marcas e modelos, podemos estar a falar de milhares de euros. São peças que tendem a acabar em mercados de países diferentes aqueles onde foram furtadas. O especialista refere que tendem a ser utilizadas tesouras metálicas que acabam por danificar as viaturas durante o roubo. Ta como acontece com os retrovisores, também os faróis devem ter o número VIN gravado. Algo que, mais uma vez, poderá afastar os ladrões.

3 – Volantes

É certo que muitos volantes valem dezenas de euros, mas existem outros, de marcas mais luxuosas, que podem chegar aos milhares. E a procura é mais comum do que pode julgar.

4 – Acabamentos (interiores)

Podem não ter a maior das procuras, ainda assim podem valer muito dinheiro no estrangeiro. Estamos a falar de coisas como tabliers de viatura de luxo.

5 – Rodas

É um assalto que tende a ser mais demorado. O que significa que os alvos tendam a ser viatura paradas em locais de menor movimento. Uma vez roubadas, são de venda fácil.

6 – Catalisadores

Certamente que já viu várias reportagens televisivas dedicadas ao tema. Os metais precisos utilizados nos catalisadores, como a platina, paládio e ródio, valem centenas de euros aos ladrões. Que tendem a procurar viaturas das marcas Toyota e Lexus. Porquê? Porque contam com mais metais preciosos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-06-2024



RELACIONADOS