Ao contrário do que acontece em Portugal, nos Estados Unidos da América é possível fazer o exame de condução com qualquer viatura. O que fez com que uma jovem, do estado do Arizona, tenha feito o exame com o Tesla Model Y dos pais. Aparentemente, tudo correu bem. O que fez com que a condutora fosse, no dia seguinte, cheia de confiança levantar a carta de condução. Só que, quando chegou ao local, ficou a saber que tinha chumbado o exame. E é aqui que começa a controvérsia.
Leia ainda: Sabe quando deve mudar o cinto de segurança do carro?
De acordo com a história, partilhada no Reddit, os funcionários do departamento de trânsito acreditaram que a jovem tinha tirado partido do assistente Full Self-Driving do Tesla durante o exame de condução. Segundo o pai da aspirante a condutora, o examinador alegou que a filha não tinha pisado o travão o suficiente. Já a mãe, que acompanhou a jovem para levantar a carta, explicou que o carro não tem Full Self-Driving e que a filha estava a usar a regeneração para desacelerar a viatura.
Estes argumentos não convenceram os funcionários do departamento de trânsito. Que defendem que a jovem terá dificuldades em conduzir um carro que não seja um Tesla devido ao facto de não usar o travão tempo suficiente. O que levou a mãe a defender que todos aqueles que fazem exames em carros automáticos também devem ser chumbados pois não estão aptos para conduzir carros manuais. Defesa que foi ignorada.
Desejo de mudar exame de condução
Foram ainda feitos comentários sobre a possibilidade de os Tesla serem banidos dos exames de condução. Algo que se deve aos recursos de segurança presentes nestas viaturas. Por fim, os pais receberam um telefonema a dizer que a filha iria receber a habilitação legal para conduzir. Sendo vincada a ideia de que está a ser analisada a possibilidade de realmente mudar o exame. Só que este desejo dá origem uma questão muito maior do que a Tesla. Porque provavelmente teriam de ser proibidos muitos dos carros novos vendidos nos EUA. Pois muitas medidas de segurança vêm de origem em bastante viaturas.
Fotos: Reprodução NetCarShow