Honda Civic CRX, o menino bonito japonês com a temível sigla VTEC

Honda Civic CRX, o menino bonito japonês com a temível sigla VTEC

Automundo.pt

Honda Civic CRX, o menino bonito japonês com a temível sigla VTEC

O Honda Civic CRX ficou conhecido pelos excelentes motores japoneses, um estilo diferenciador e uma condução divertida.

Artigo de Equipa Paraeles

19-10-2023

O nome CRX foi visto pela primeira vez em 1983 no Salão Automóvel de Frankfurt, no entanto, este artigo fala de uma segunda geração que se destacava pelo grande salto qualitativo. Este modelo tinha como principais características a diversão ao volante, mas também, os fantásticos motores que o podiam equipar. Hoje são cada vez mais raros e, para além disso, é ainda mais complicado encontrar algum que não tenha um passado pelo mundo do tunning.

Grande ponto forte da Honda era a gama de motores

Provavelmente já ouviu falar sobre os lendários motores da Honda. Estes eram conhecidos pela incrível fiabilidade e facilidade com que atingiam potências elevadas sem recorrer a um turbo. De facto, a segunda geração do CRX recebeu os motores SOHC 1.5l, o DOHC 1.6 e, o mais desejado pelos amantes de automóveis, 1.6 VTEC que debitava 150 cavalos às 7600 rpm. Este era um dos motores mais rotativos da época e atingia o binário máximo de 144 Nm.

Leia ainda: Mercedes-AMG GT R chega aos 360 km/h e tem quase 900 cv

O CRX transmitia a potência às rodas dianteiras através da caixa manual de cinco velocidades. Como se trata de um veículo que pesa pouco mais do que 1000 kg, o CRX era muito ágil. Assim, não é de estranhar os bons números registados. Este modelo, com o 1.6 VTEC, acelerava dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos, enquanto a velocidade máxima era de 222 km/h.

Distinguia-se do Civic base pela traseira ao estilo coupé

Um dos grandes atrativos deste Honda Civic CRX é a traseira. A forma como a linha de tejadilho acaba na bagageira é muito apreciada pelos fãs. É também pelo estilo que o preço se encontra em valores algo elevados. De facto, fazendo uma pesquisa pelas plataformas online de compra e venda, percebemos que há muito poucas opções no mercado. Daí os preços do CRX começarem nos cinco mil euros. Caso pretenda um VTEC o valor sobe para os cinco dígitos. Clique aqui e veja mais fotos do Honda Civic CRX.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

19-10-2023



RELACIONADOS