heart of joy, novo conceito da bmw

Heart of Joy, o supercérebro da BMW que antecipa o futuro da condução dos novos elétricos da marca

Automundo.pt

Heart of Joy, o supercérebro da BMW que antecipa o futuro da condução dos novos elétricos da marca

Heart of Joy está a ser descrito como o supercérebro dos futuros carros elétricos da BMW que irá mudar a experiência de condução.

Artigo de Bruno Seruca

17-02-2025

A BMW deu a conhecer o Vision Driving Experience, que é uma espécie de apresentação do conceito Heart of Joy, sendo que já foi revelado que se trata de um protótipo que não passará à produção. Ainda assim, este modelo com quatro motores elétricos, um por cada roda, serve quase de antecipação para o que poderá ser um Neue Klasse. Tanto no que ao design diz respeito bem como na tecnologia.

Leia ainda: Renault 5 Turbo 3E está a caminho de Portugal, mas não será fácil ficar com um

Estima-se que estejamos perante um indicativo do que deverá ser o futuro Série 3 elétrico. Que poderá ser a sigla i3. O objetivo da marca é dar a conhecer aquela que é a próxima geração de sistemas associados à dinâmica de condução. Sendo que a BMW está determinada em fazer com que os futuros carros elétricos tenham uma experiência de condução em tudo semelhante à dos modelos a combustão. Um dos destaque do ensaio é as cores que aparecem nas jantes e que alteram consoante a ação do condutor. Em aceleração ficam verdade, azuis em recuperação de energia e cor de laranja em travagem. Ainda assim, a estrela maior é o conjunto de comandos Heart of Joy. Que é definido por muitos como uma espécie de supercérebro. Este estabelece a ligação entre o sistema propulsor, travões, carregamento, recuperação de energia e direção.

Condutores necessitam de menos comandos de condução

Destacam os engenheiros da BMW que o poder do Heart of Joy é dez vezes mais rapido do que aquilo que acontecia até agora. Refere a marca que este nova tecnologia passa por colocar as unidades de tração e travagem no mesmo controlo. Assim, existe uma menor dependência dos travões convencionais e um aumento de 25% na eficiência. O que significa que os travões só vão ser necessários em caso de uma travagem de emergência, com a regeneração encarregue do resto. Tudo isto significa que os condutores vão necessitar de uma quantidade menor de comandos de condução.

Fotos: BMW

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

17-02-2025



RELACIONADOS