A Ford está a desenvolver um novo sistema denominado Exit Warning. Esta tecnologia pretende reduzir o risco de acidente ao abrir a porta do veículo. De um modo geral é quase uma versão melhorada do sistema que deteta veículos no ângulo morto. Para tal, a marca utiliza sensores que analisam o que se passa à volta do veículo. Se ao abrir a porta o sistema perceber que existe o perigo de acidente, é acionado um alerta visual.
Leia ainda: Esta BMW revive a personalização da Marlboro usada no Dakar
Este aviso é feito através dos LED instalados nos espelhos retrovisores e interior das portas. Deste modo, o alerta é feito não só ao condutor, mas também aos outros utilizadores da estrada, nomeadamente ciclistas. Com isto, o fabricante norte-americano quer reduzir o número de acidentes causados pela abertura das portas de um automóvel. Segundo o estudo da Ford, em Portugal registaram-se 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017.
Veja o vídeo:
Próximo passo da Ford é testar com clientes
Tendo em conta que ainda se encontra em fase de desenvolvimento, a Ford quer testar da forma mais eficaz possível. Posto isto, nos próximos meses vão realizar testes com clientes da marca, de forma a garantir que a tecnologia se adapta aos mais variados mercados, quer seja de veículos de condução à direita como à esquerda.