A Ford anunciou os números oficiais de performance do seu novo desportivo. O Focus ST utiliza um motor 2.3 EcoBoost de 280 cavalos – mais 30 cavalos do que o seu antecessor – e retira 0,8 segundos ao tempo do arranque de 0 a 100 km/h. A aceleração faz-se agora em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima é 250 km/h. Ford Focus ST, a nova versão vem preparada para abater a concorrência.
“O novo Focus ST é muito mais do que simples velocidade em linha reta, demonstrando a capacidade de acompanhar o agora lendário Focus RS num sprint de quarto de milha, sendo demonstrativo do quanto a equipa da Ford Performance elevou a fasquia nos últimos quatro anos. Inspirámo-nos no supercarro Ford GT, na pick-up F-150 Raptor, no Ford Mustang e no Fiesta ST para desenvolver um Focus ST capaz de nos dar um ‘soco nas costas’ no preciso momento em que se pisa o pedal do acelerador”, afirmou Leo Roeks, Diretor da Ford Performance, na Europa.
Leia ainda: Hyundai Kauai híbrido junta-se à versão elétrica
Um dos seus destaques é o turbocompressor twin-scroll que contribui para o elevado valor de binário, 420 Nm. Inclui, também, um sistema anti-lag para redução do tempo de resposta. Para os sprints, o novo ST dispõe de modo Launch Control, bem como permite manter o acelerador pressionado durante as passagens de caixa.
Gasolina primeiro, Diesel mais tarde
De forma a melhorar a capacidade de tração em curva, o novo ST está equipado com um diferencial autoblocante eletrónico. Assim, as essenciais agilidade e rapidez à saída das curvas estão asseguradas. No caso do Focus ST de 5 portas, este dispõe ainda do CCD – controlo contínuo do amortecimento. Quanto a potência de travagem, esta é garantida por discos dianteiros de 330 milímetros e pelo Electric Brake Booster que gera uma força de travagem mais eficaz.
O novo Focus ST da marca está disponível nas carroçarias de 5 portas e Wagon. Para além do motor 2.3 EcoBoost, o ST pode estar associado ao motor Diesel 2.0 EcoBlue de 190 cavalos. Em Portugal, a versão de 5 portas ficará disponível já a partir de agosto. A carroçaria Wagon chegará em outubro.