A Tesla é a marca de carros mais perigosa dos Estados Unidos da América. Esta é a conclusão de um estudo polémico que está a fazer correr muita tinta. Um trabalho realizado pela iSeeCars defende que a marca de Elon Musk é aquela que tem a maior taxa de acidentes fatais entre todos os fabricantes de viaturas que estão presentes no país. Esta conclusão resulta da análise a dados de acidentes ocorridos entre 2017 e 2022. Com especial destaque para aqueles que resultaram em, pelo menos, um morto. Olhando para os dados recolhidos, a Tesla apresenta uma média de um acidente fatal na ordem dos 178 milhões de quilómetros percorridos nas estradas norte-americanas.
Leia ainda: BYD já está no Top 10 das marcas de automóveis mais vendidas do mundo
O estudo conta com informações que constam no Sistema de Relatórios de Análise de Fatalidades dos EUA. Que revelam que, em média, um acidente fatal ocorre a cada 357 milhões de quilómetros percorridos por viaturas de todas as marcas. Já a Tesla tem uma taxa de acidentes fatais de 5,6 por cada mil milhões de quilómetros percorridos. Ou seja, em média, acontece uma morte a cada 178 milhões de quilómetros percorridos com modelos da marca.
Esta análise está a dar que falar por não ser possível fazer uma relação direta com a segurança de uma viatura. Mas antes com o comportamento dos condutores. Karl Brauer, analista sénior da iSeeCars, salienta, em conversa com o Auto Motor Sport, que a Tesla conta com boas notas nas classificações de segurança. O que revela que o principal fator a ter em conta não é o carro em si. “Os modelos nesta lista provavelmente refletem uma combinação de comportamento do motorista e condições de condução, que levam a mais acidentes e mortes”, defende.
5 carros à frente do Tesla Model Y nos modelos mais perigosos
O estudo mostra ainda que o Tesla Model Y é o modelo mais perigoso da marca. Com uma taxa de acidentes fatais de 10,6. O que é quase cinco vezes superior à média dos SUVs da marca. O Model Y está no sexto lugar geral do ranking. Ficando apenas atrás do Hyundai Venue, Chevy Corvette, Mitsubishi Mirage, Porsche 911 e Honda CR-V Hybrid. Uma das críticas apontadas à Tesla prende-se com o mecanismo de maçaneta das portas. Salientado como um problema em diversos acidentes, com os ocupantes a queixarem-se de não conseguir sair da viatura a tempo.
Tesla com boas avaliações no que à segurança diz respeito
Por fim, o estudo deixa a indicação de que a Tesla é uma marca que tem boas avaliações no que à segurança diz respeito. O comportamento dos condutores e o tipo de colisão é que são os principais fatores para a ocorrência de acidentes com mortos
Fotos: NetCarShow