As motos superdesportivas estão cada vez mais avançadas. Neste segmento, começam a existir cada vez mais versões que chegam a números quase impensáveis. No entanto, a Ducati mostra que tudo é possível e apresentou a nova Ducati Superleggera V4. Esta é a superdesportiva de produção mais potente de sempre feita pela Borgo Panigale. Perante esta afirmação, salientamos que está limitada a apenas 500 felizardos.
Leia ainda: Triumph mostra duas novas versões especiais e já sabemos o preço
Continuando com a exclusividade, a Superleggera V4 é a única moto homologada para estrada com quadro, sub-quadro, braço oscilante e jantes em material compósito. Isto permite reduzir o peso em 6,7 kg face às restantes versões. As carenagens em fibra de carbono com a atrativa decoração em vermelho, recebem ainda os apêndices aerodinâmicos derivados da Desmosedici GP16 de MotoGP.
Ducati Superleggera V4 tem duas configurações: estrada e pista
Por baixo de toda a fibra de carbono está o ponto mais importante desta moto: o motor. O Desmosedici Stradale R de 998 cc que impulsiona a V4 debita 224 cavalos em configuração legal para estrada. Estes valores de potência são incríveis, mas convém relembrar que a moto pesa apenas 159 kg (menos 16 kg do que a Panigale V4). No entanto, a Ducati oferece ainda a possibilidade de impulsionar este valor para os 234 cv com o escape não homologado para estrada em titânio da Akrapovic. Esta segunda opção é exclusiva para pista e inclui ainda um Racing Kit fornecido com a moto. Para além disso, o peso foi também reduzido para 152,2 kg, algo que garante uma relação potência/peso de 1,54 cv/kg.
Veja também: Conheça as motos elétricas que são feitas com materiais recicláveis
Os controlos eletrónicos são, igualmente, preparados para a natureza desportiva da moto. Assim, os condutores podem contar com três Riding Modes (Race A, Race B e Sport). Existe ainda, pela primeira vez, a possibilidade de cinco Riding Modes adicionais que podem ser personalizados a gosto. Ainda ao nível mecânico recebe o sistema de suspensões da Öhlins que melhoram o amortecimento ao passar pelas irregularidades da estrada. A travagem ficou ao encargo da Brembo.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Os compradores vão ter produtos exclusivos
Por fim, os felizardos que adquirirem esta Ducati Superleggera V4 têm a oportunidade de obter coisas exclusivas. Falamos do fato de cabedal premium com air-bag e um capacete em fibra de carbono. Ambos com a mesma decoração da moto. O “pacote” inclui ainda o acesso à “SBK Experience”, algo que permite conduzir, em Mugello, a Panigale V4 R que corre no Campeonato Mundial de Superbikes. Mais se acrescenta a possibilidade de desfrutar o “MotoGP Experience”, ou seja, vão poder pilotar as Ducati que correm no MotoGP. Segundo a Ducati, o preço para Portugal é de 105 195€. Quem tiver a possibilidade de adquirir uma Ducati Superleggera V4 vai, certamente, ter uma das melhores motos do mundo.