A geração anterior da Ducati Panigale V4 já deixou os fãs de motas de boca aberta. O motor V4 “Desmosedici” de 1.103 cc tinha sido criado com base num protótipo de motor de corrida exclusivo do MotoGP. E foi com a Panigale V4 que Álvaro Bautista ganhou os dois últimos títulos do Campeonato Mundial de Superbike, a principal categoria para motas de rua de produção. Agora, a Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4, a moto de corrida que quer conquistar as estradas.
Leia ainda: É o reforço do momento na Fórmula 1, não conduz, mas só dois pilotos ganham mais dinheiro
Speeder, a mota voadora que atinge os 240 km/h
Trata-se da primeira Ducati em 30 anos a contar com um braço oscilante de dois lados. O que representa uma grande mudança quando olhamos para o braço oscilante de um lado que se encontra na última Panigale V4. Este é um detalhe que se encontra nas motos presente no MotoGP, que tentam assim ter o melhor desempenho possível. Com esta alteração, a nova Ducati perde 3,8 quilogramas na parte traseira. O que faz com que exista melhor tração no momento de sair de uma curva e uma sensação diferente no momento da aceleração. Ainda assim, existem alguns reparos de fãs que dizem que esta alteração teve um impacto negativo na mota.
Inspirada nas motos presentes no MotoGp
Olhando para o motor, grande parte não sofre alterações quando olhamos para a versão anterior. Mas existem novas peças e componentes que vão buscar inspiração ao MotoGP. Como é o caso do Ducati Vehicle Observer que, segundo a marca, é um algoritmo “capaz de avaliar um grande número de parâmetros cinemáticos e dinâmicos que influenciam o comportamento da mota e calculam a aceleração, a força nos pneus e o torque máximo que pode suportar”. Já o painel também vem das motos do MotoGP conduzidas por Francesco Bagnaia e Enea Bastianini. O ecrã de 6,9 polegadas está colada oticamente de modo a que exista uma legibilidade perfeita em todas as condições.
Preços da Ducati Panigale V4 começam nos 23.300 euros
Existe ainda um detalhe muito importante. É que a nova Ducati Panigale V4 é um segundo mais rápida do que o modelo anterior nos testes feitos na pista da empresa. A nova aposta da Ducati chega ao mercado com um preço aproximado de 23.300 euros. Que para os 30.600 no caso da Panigale V4S. Esta conta com recursos ainda mais rápidos. Como é o caso das rodas ainda mais leves e uma suspensão Öhlins NPX/TTX controlada eletronicamente.
Percorra a galeria e fique a conhecer a Ducati Panigale V4.
Fotos: Ducati