Dicas de manutenção: 10 cuidados a ter com o seu automóvel

Dicas de manutenção: 10 cuidados a ter com o seu automóvel

Automundo.pt

Dicas de manutenção: 10 cuidados a ter com o seu automóvel

Saiba como preparar o seu companheiro de quatro rodas para os meses mais quentes do ano.

Artigo de João Isaac

27-08-2019

A chegada do verão é, normalmente, sinónimo de férias e de longas viagens. No entanto, os nossos automóveis não têm direito a descanso e necessitam, igualmente, de indispensáveis cuidados de manutenção. Saiba como preparar o seu companheiro de quatro rodas para os meses mais quentes do ano. Anote estas dicas de manutenção para o seu automóvel:

1. Sistema de refrigeração

Devido às temperaturas elevadas, é essencial verificar com regularidade o nível do líquido de refrigeração para que o motor funcione corretamente. É, também, aconselhável que sejam verificadas as tubagens e as ligações de todo o sistema a fim de serem identificadas possíveis fugas. Atenção: faça as verificações com o motor frio.

2. Filtro de ar

Folhas secas e humidade que se juntaram durante o verão podem ter-se acumulado em canais de escoamento e nos filtros de ar e habitáculo, por exemplo. Garanta a sua limpeza ou até mesmo a sua substituição. Este é, normalmente, um procedimento fácil. No entanto, em caso de dificuldades, consulte um técnico especializado.

Leia ainda: Museu do Caramulo cria exposição com supercarros incríveis

3. Escovas

Não é por ser verão que não chove. E a chuva não é a única razão que nos leva a utilizar as escovas. Assim, verifique o estado da borracha a fim de evitar um para-brisas mal limpo, o que prejudica a visibilidade. Não hesite em substituir as escovas, se necessário.

4. Fluídos

Para além do líquido do radiador, confira, com regularidade, os níveis de todos os outros fluídos. Verifique o nível do óleo do motor – que não só o lubrifica como também o refrigera – bem como o dos travões e da direção assistida. Já mencionámos as escovas. No entanto, para o seu correto funcionamento, deve também manter o depósito com água e com uma pequena dose de detergente apropriado para o efeito.

5. Correias

Quando se fala em correias de motores, vem imediatamente à cabeça a de distribuição, cuja substituição é obrigatória para que se evitem danos muito graves no motor. Por outro lado, a correia secundária que acciona componentes como o alternador é por vezes esquecida.

Anote estas dicas de manutenção. O seu carro vai agradecer

Tente perceber se se identificam sinais de desgaste excessivo como fissuras ou se, com o motor a trabalhar, esta faz demasiado ruído ao rolar. Se assim for, poderá não estar ajustada com a devida tensão.

Do motor aos pneus, passando pelo habitáculo

6. Ar condicionado

Quem o tem, não o dispensa durante o verão. No entanto, também o sistema de ar condicionado necessita de alguns cuidados de manutenção. O controlo de possíveis fugas do fluído é essencial, evitando que se liberte para a atmosfera. O carregamento do sistema deve ser sempre acompanhado de uma verificação técnica por um especialista.

7. Habitáculo

Quando o seu automóvel não está em circulação por longos períodos de tempo, coloque sempre uma proteção no para-brisas para proteger o tablier, uma vez que o sol acelera o aparecimento de fendas nos plásticos e borrachas. Para além disso, uma proteção ajuda também a manter a temperatura um pouco mais baixa no habitáculo.

8. Pneus

Este é um item que deve ser verificado regularmente durante todo o ano. No entanto, no verão, mantenha especial atenção à pressão de enchimento e no caso de ser preciso realizar ajustes, consulte sempre o manual do automóvel. Não se esqueça, igualmente, de verificar o pneu suplente, principalmente antes das grandes viagens desta época.

Veja também: N304 é uma das melhores estradas para conduzir na Europa

9. Limpeza

Mantenha a carroçaria limpa e evite que a que sujidade seque na pintura com o calor intenso. Isto pode causar danos irrecuperáveis. Depois da lavagem, aplique ainda uma cera de acabamento que protege a pintura. Os vidros devem ser também bem limpos com um produto adequado para retirar a gordura que se acumula e que pode prejudicar a visibilidade.

10. Ocupantes

O condutor e os passageiros são o elemento mais importante do automóvel. Assim, no verão, garanta que todos a bordo estão devidamente hidratados e que as férias não ficam marcadas por momentos de indisposição e mau estar. Pausas para esticar as pernas e, por exemplo, beber um café são extremamente importantes para se desfrutar da viagem e, mais tarde, do destino. No entanto, antes de se fazer à estrada e de efetuar o obrigatório check-up à viatura, confira se leva consigo toda a documentação necessária, como por exemplo, a do seguro. Boas férias!

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Isaac

27-08-2019



RELACIONADOS