2 dicas fundamentais para o calor extremo não estragar os pneus do carro

2 dicas fundamentais para o calor extremo não estragar os pneus do carro

Automundo.pt

2 dicas fundamentais para o calor extremo não estragar os pneus do carro

Calor extremo é um inimigo dos pneus do carro e existem dicas a que deverá estar atento para não ter problemas.

Artigo de Bruno Seruca

08-08-2024

O calor e as altas temperaturas que se têm feito sentir em Portugal podem ser um grande inimigo dos pneus do carro. E caso seja desleixado em relação ao mesmos, pode vir a ter um gasto desnecessário ao ter que substitui-los muito mais cedo do que esperado. Assim, a Bridgestone, revela 2 dicas para que não deixe o calor extremo estragar os pneus do carro.

Leia ainda: Lamborghini Revuelto Opera Unica, uma máquina sem igual

Bugatti cria relógio de luxo que custa quase um milhão de euros

Salienta o fabricante de pneus premium que o valor ótimo de funcionamento está em torno dos 60 graus. Alertando que uma manutenção inadequada, no que à pressão de enchimento diz respeito, pode dar origem a um pior desempenho. Sendo que com o calor, que faz com que a estrada fique muito mais quente, a falta de manutenção torna-se mais grave. Por isso, fique a par do que deve fazer.

1 – Pressão correta

É fundamental que mantenha a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Sendo que esta deve sempre ser ajustada com o carro frio. Se a pressão estiver acima do recomendado irá desgastar a parte central do pneu, aumentando o risco de explosão do mesmo. A capacidade de travagem também será pior. Se a pressão estiver abaixo irá dar origem a problemas semelhantes. Sendo que se verifica um maior consumo de energia.

2 – Procurar anomalias

Não desvalorize a inspeção visual aos pneus. Para se certificar de que não existem cortes, desgaste excessivo e, entre outros, inchaços. Pois a alta temperatura faz com que estes problemas ganhem uma dimensão maior e representem um maior perigo. Em caso de dúvida, visite a sua oficina para que os pneus sejam inspecionados.

Quando verificar a pressão dos pneus?

“Recomendamos verificar as pressões a cada três meses, embora o ideal seja fazê-lo uma vez por mês, e passar pela oficina quando os pneus estiverem aproximadamente a meio da vida útil para verificar o seu estado e fazer uma rotação, se necessário. O verão, e especialmente as ondas de calor, também afetam o desgaste dos pneus, uma vez que a transferência de calor com o exterior se minimiza. É fundamental verificar minuciosamente o seu estado e, além disso, planificar a sua escolha conforme o destino para onde nos deslocaremos no verão. Na Bridgestone, apostamos tanto na manutenção adequada dos pneus existentes, como na oferta de pneus adaptados para esta época do ano”, salienta a Equipa de Engenharia Técnica da Bridgestone.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-08-2024



RELACIONADOS