No momento de escolher um carro existem muitos fatores a ter em conta. Que vão do preço da viatura. Que está sempre associado à qualidade e conforto. Mas existem pequenas dúvidas que passam pela cabeça de qualquer comprados. Como por exemplo a eventualidade de o carro vir a dar muitos problemas. O que faz com que se procure o máximo de informação em relação ao investimento que se irá fazer. A pensar nisso a DECO elaborou um estudo que elege as marcas de carro mais fiáveis.
“Amiga” de Cristiano Ronaldo mostra mais do que queria. Veja vídeo:
Os níveis de fiabilidade resultam da quantidade de avarias que os veículos sofreram nos 12 meses anteriores ao questionário. Contabilizou-se o número de vezes em que o carro teve de ir à oficina, sem contar com as manutenções regulares ou os casos de acidente. Um maior número de idas à oficina, associado à gravidade da avaria, faz com que a fiabilidade seja menor. Entre as avarias mais comuns destaca-se o equipamento elétrico e o sistema de travagem. O estudo foi desenvolvido em Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica. Contou com 42702 participações. Ao todo foi reunida informação relativa a mais de 70 mil automóveis de 36 marcas diferentes. Contam-se ainda 433 versões diferentes. Os dados permitem perceber que 30% dos consumidores portugueses centra-se na fiabilidade da marca.