Datsun 1200, o clássico de tração traseira que marcou uma geração

Datsun 1200, o clássico de tração traseira que marcou uma geração

Automundo.pt

Datsun 1200, o clássico de tração traseira que marcou uma geração

Lançado em 1970, o Datsun 1200, geração B110, é um dos modelos mais conhecidos em Portugal. Se não teve um, certamente conhece alguém que sim.

Artigo de Guilherme André

25-07-2020

Pequeno, leve, tração traseira e fiável. Algumas das palavras que melhor caracterizam o Datsun 1200. A geração B110 é talvez a mais conhecida em Portugal, principalmente pelo sucesso comercial que conseguiu. Por fora, o modelo japonês adota a carroçaria de três volumes (com três ou cinco portas), idêntico ao grande rival Toyota Corolla KE20. Aliás, eram de tal maneira rivais que assumiam as mesmas dimensões e disputavam os títulos de fiabilidade e facilidade de utilização. Porém, conheceu também variantes coupé e pick-up, numa comercialização que abrangeu vários países. No Japão, a geração B110 era conhecida por Sunny (carro do vídeo).

Leia ainda: Volkswagen Golf GTI, a primeira geração de um desportivo de sucesso

Relativamente ao motor, tal como indica o nome, o Datsun 1200 está equipado com o 1,2 litros a gasolina que debita 68 cavalos de potência. Pode parecer pouco, contudo, de recordar que pesava apenas 700 kg e, para melhorar, a potência chegava às rodas traseiras. Como deve imaginar, completamente “despido” de tecnologia, é um carro divertido de conduzir. No que diz respeito a versões, o mercado nacional conheceu ainda uma edição especial S1 que se distinguia por detalhes exclusivos.

Veja o vídeo:

Datsun 1200 é um carro muito fiável

Ainda assim, um dos principais pontos fortes do Datsun 1200, um dado que teve grande impacto no número de vendas, era a eficiência nos consumos de combustível. Os números oficiais apontam para os 8,2 l/100 km em percurso misto (6,2 l/100km em autoestrada), algo que garantiu o título de modelo mais eficiente comercializado nos Estados Unidos da América. Mais se acrescenta que era muito fiável. Isto era apelativo para as famílias portuguesas nos anos 70.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, de recordar que o Datsun 1200 também se tornou popular em provas de circuito ou ralis. O baixo peso e as boas capacidades dinâmicas eram alguns dos seus pontos fortes. Para além disso, teve de tal maneira sucesso, que teve um troféu monomarca em Portugal.

Percorra a galeria e relembre o clássico japonês.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

25-07-2020



RELACIONADOS