Cybercab, o robotaxi que a Tesla quer vender por menos de 27 mil euros

Cybercab, o robotaxi que a Tesla quer vender por menos de 27 mil euros

Automundo.pt

Cybercab, o robotaxi que a Tesla quer vender por menos de 27 mil euros

Tesla apresenta Cybercab, um táxi com condução autónoma que irá começar a ser produzido em 2026.

Artigo de Bruno Seruca

11-10-2024

Falar de táxis que se conduzem de forma autónoma parece coisa de filme de Hollywood. Como se viu no filme Homem Demolidor, lançado em 1993 e protagonizado por Sylvester Stallone e Wesley Snipes. Agora, é a Tesla, de Elon Musk, que dá a conhecer o protótipo do Cybercab, um robotaxi que não tem volante nem pedais. Ou seja, que é movimentado sem a presença de um motorista.

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O modelo dado a conhecer tem dois lugares e portas que abrem para cima. Foi revelado que a produção do carro deverá ter início em 2026. Elon Musk chegou ao palco à boleia de uma robotaxi e revelou que os mesmos vão ser vendidos por um valor inferior aos 27 mil euros. “A grande maioria do tempo, os carros estão apenas parados. Mas se forem autónomos, podem ser usados cinco vezes mais, talvez dez vezes mais”, argumenta o dono da Tesla. Este é o primeiro lançamento da Tesla desde a apresentação do Cybertruck, em 2019. Sendo que, na altura, o milionário já tinha prometido apresentar um robotaxi. Foi ainda apresentada a robovan, em tudo semelhante ao robotaxi, mas com capacidade para 20 pessoas. E também o robot humanoide Optimus.

Investidores desapontados

É certo que Elon Musk fez saber ter 50 carros completamente autónomos na apresentação. Ainda assim, de acordo com a Reuters, os investidores ficaram desiludidos com a apresentação. As críticas centram-se na falta de divulgação de detalhes concretos. Como é o caso do tempo necessário para aumentar a produção dos robotaxis. E ainda da aprovação a nível de regulamentação.

Foi salientado que a condução autónoma do Cybercab tem por base a técnica de aprendizagem de máquina e ponta-a-ponta. O que significa que o sistema é treinado para tomar decisões com base em dados. Como não existe qualquer interferência humana, é salientado ser muito complicado haver uma responsabilização em caso de erro. O método torna “quase impossível perceber o que aconteceu de errado quando se comporta mal e provoca um acidente”, explica um engenheiro da Tesla à Reuters.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Cybercab e da Cybervan.

Fotos: Tesla

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Artigo de
Bruno Seruca

11-10-2024



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