Comprar um carro elétrico representa vários desafios que não se comparam a uma viatura de combustão. Por exemplo, é necessário ter em mente que necessita de um ponto de carga ao qual possa recorrer com frequência para carregar a bateria do carro, mas não só. Fazer uma viagem num elétrico obriga a alguns cuidados adicionais. E existem dois erros que não pode mesmo cometer quando conduz um elétrico.
Dono de um Tesla? Eis porque deve embrulhar já a chave com papel de alumínio
Cybercab, o táxi de condução autónoma da Tesla
Os dois erros são destacados pelo AutoPapo. O primeiro é saber perceber qual a autonomia do elétrico que tem. Ou seja, quantos quilómetros consegue percorrer até necessitar de carregar a viatura. O importante, salienta a publicação, é não acreditar na autonomia avançada pela marca. Ou seja, se é mencionado, por exemplo, que a bateria tem autonomia para 400 quilómetros deverá descontar 10% para o ar-condicionado. Mais 10% para a topografia. E ainda para outras coisas como velocidades acima dos 80 a 90 km/h. Ou seja, a autonomia irá ficar-se um pouco acima da metade que é mencionada.
Tenha sempre em mente os pontos de carregamento
O segundo erro que não deverá cometer é iniciar uma viagem, especialmente mais longa, sem ter em mente onde é que existem pontos de carregamento aos quais poderá recorrer. De modo a recarregar bateria para que consiga chegar ao destino sem um percalço que passe por ficar parado sem bateria. É certo que muitos podem dizer que fazer uma viagem longa com um carro a combustão não será muito diferente. Só que existe um detalhe que faz toda a diferença. Para já, continua a ser muito mais fácil encontrar postos de combustível para abastecer viaturas a combustão do que com pontos de carregamento para elétricos.
Fotos: Shutterstock