condutores carros ecrãs tácteis irritantes

Condutores acham ecrãs tácteis irritantes

Automundo.pt

Condutores acham ecrãs tácteis irritantes

Tragam os tradicionais botões de volta! Estudo revela que condutores acham ecrãs tácteis irritantes.

Artigo de Bruno Seruca

12-11-2024

É cada vez mais comum encontrar carros que apostam nos ecrãs táctéis. Livrando-se assim dos botões que ao longo de décadas se destacaram no interior das viaturas. Em tempos, existia um botão que controlava algo específico. Agora, essas funcionalidades acabam por estar quase todas centradas num ecrã sensível ao toque. Ainda assim, os condutores olham para esta inovação como algo irritante.

Leia ainda: Audi perde anéis e cria AUDI. Confuso? Perceba tudo

Lamborghini travado com fita-cola

Dentro do mercado automóvel percebe-se que tanto a Toyota como a Hyundai parecem estar um pouco mais reticentes em abdicar totalmente dos tradicionais botões. Algo que acontece mesmo nas viaturas mais recentes. Salienta o Motor1 que existe modelos como o Ioniq 5 o Tucson que conseguem mesmo ter mais controlos físicos do que anteriormente. E se isto poderá parecer estranho para alguns condutores, a verdade é que existe um motivo que sustenta esta aposta.

“As pessoas ficam stressadas e irritadas”

Um estudo realizado pela Hyundai revela que as pessoas preferem os tradicionais botões do que os ecrãs tácteis. Em conversa com o Korea JoongAng Daily, um dos responsáveis da marca assume que ficaram bastante impressionantes com o ecrã que existe nos modelos da Tesla e que aglomera todas as funções. Só que rapidamente perceberam que não seria a melhor opção. “À medida que adicionávamos ecrãs integrados nos nossos veículos, também tentamos colocar controlos baseados em telas sensíveis ao toque, e as pessoas não preferiram isso. Quando testamos com o nosso grupo de foco, percebemos que as pessoas ficam stressadas e irritadas quando querem controlar algo num piscar de olhos, mas não conseguem”, refere Ha Hak-soo, vice-presidente da HDNA.

É ainda mencionado que recorrer a um ecrã sensível ao toque para controlar algo como a temperatura pode ser uma distração. Por sua vez, os controlos físicos tradicionais estão sempre no mesmo lugar. O que faz com que os condutores possam recorrer à memórias muscular para manter os olhos fixos na estrada enquanto fazem algo. A Hyundai realça não ser contra os ecrãs tácteis. Mas acredita que existem controlos que devem permanecer fora dos mesmos, sendo facilmente acedidos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

12-11-2024



RELACIONADOS