Existem cada vez mais pessoas que optam por comprar carro usado. Ainda assim, um novo estudo coloca Portugal num patamar pouco simpático para os condutores. De acordo com um trabalho realizado pela carVertical, o nosso País é aquele, entre os 23 que fazem parte do estudo, onde é mais complicada a aquisição de uma viatura usada.
Leia ainda: É mais barato arranjar carros elétricos ou a combustão? Estudo dá a resposta
Bugatti cria relógio de luxo que custa quase um milhão de euros
Segundo dados do estudo, um trabalhador português necessita, em média, de trabalhar 22,4 meses (quase dois anos) para compara um carro usado. Em segundo lugar da lista aparece a Roménia. Nesta país a média desce para os 15,4 meses. A fechar o indesejado pódio está a Sérvia, com uma média de 14,7 meses. Estes dados acabam por ter um grande contrates para quem ocupa os últimos lugares da lista.
Finlândia é o país onde custa menos comprar um carro usado
Na Finlândia só são necessários 2,7 meses de trabalho para poder comprar uma viatura usada. Já na Alemanha a média sobre para seis meses. Sendo que na Suíça, país que conta com muitos emigrantes portugueses, são necessários 6,1 meses. De salientar que o salário mínimo nacional é de 740,83 euros. Já o salário médio ronda, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os 1.640 euros no segundo trimestre de 2024.
Fotos: Shutterstock