Citroën Saxo Cup, um dos preferidos da época dourada do tunning

Citroën Saxo Cup, um dos preferidos da época dourada do tunning

Automundo.pt

Citroën Saxo Cup, um dos preferidos da época dourada do tunning

O Citroën Saxo Cup é um pré-clássico que fez as delícias de vários petrolheads. O motor 1.6 16V debitava 120 cavalos, algo que permitia chegar aos 205 km/h.

Artigo de Equipa Paraeles

21-11-2020

Tal como alguns clássicos que já falámos aqui no Automundo, como é o caso do Fiat Uno Turbo i.e. ou o Peugeot 205 GTI, o Citroën Saxo Cup é um nome que fez as delícias da juventude de muitos. Conhecido pela condução divertida, este modelo foi uma das “vítimas” dos jovens do “pé pesado” e da época dourada do tunning. Durante a sua vida conheceu duas versões (MK1 e MK2). Curiosamente, é um veículo que ainda hoje parece atual ao nível de design exterior.

Motor é um dos pontos fortes do Citroën Saxo Cup

Começamos por explicar este carro pelo nome. Em Portugal adotou a designação 1.6 16V Cup, algo que o diferenciava dos restantes mercados onde era apelidado de VTS (tal como nas fotos deste artigo). Uma das principais características deste pequeno “foguete com rodas” é o motor. O 1.6 16V debitava de série 120 cavalos e 145 Nm de binário. Este valor, para os dias de hoje, é algo banal, contudo, relembramos que o Saxo pesava apenas 910 kg. Assim, conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h, de acordo com os registos, em 8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 205 km/h. Para quem teve o prazer de o conduzir sabe que, tal como outros hatchback franceses, tinha um bom comportamento em curva. A distribuição de peso permitia uma condução divertida e eficaz.

Veja o vídeo:

Leia ainda: Audi RS2, a carrinha desportiva com um toque de Porsche

No interior, apresenta uma consola central simplificada e com aspeto jovem. Contudo, o tecido utilizado no interior é completamente anos 90 com padrões extravagantes e várias cores. Para alguns, dá-lhe carisma, mas para outros pode ser algo antiquado, depende muito do gosto de cada um. Por fim, torna-se cada vez mais difícil encontrar exemplares do Citroën Saxo Cup despidos de fibras ou sem alterações de motor. No entanto, começa a traçar o caminho para se tornar num verdadeiro clássico. Logo, pode ser um bom investimento a longo prazo.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e relembre o pequeno Citroën.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

21-11-2020



RELACIONADOS