Proporcionando uma experiência inigualável de tranquilidade a bordo, o Citroën C5 Aircross renova-se, apresentando uma maior robustez e um refinamento superior. Referencial em termos de conforto e modularidade, especialmente na versão híbrida plug-in, o C5 Aircross foi agora redesenhado para se assumir como uma proposta com ainda maior maturidade. O C5 Aircross introduz um novo design na dianteira, com as curvas a darem lugar a linhas mais estruturadas. Esta renovação da secção frontal resulta numa frente mais vertical e moderna, um visual distinto de alta tecnologia que reforça a perceção de largura e o caráter de um veículo seguro e imponente.
Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia
A subida de posicionamento patente nos mais pequenos detalhes é também ilustrada por uma assinatura de luz tridimensional na traseira, por novas jantes de 18 polegadas com acabamento brilhante, bem como pelas novas opções de personalização mais elegantes e distintas. No interior, o novo design do ecrã tátil de 10″ e da consola central reforçam o caráter distinto do compartimento dos passageiros.
Mantendo-se uma referência no conforto a bordo, o C5 Aircross sublinha a sua diferenciação ao contar com a suspensão Advanced Comfort da Citroën, com os novos bancos Citroën Advanced Comfort, com um espaço e uma modularidade inigualáveis, além de tecnologias de ajuda à condução, tais como o Highway Driver Assist, que asseguram que cada viagem, desde o trajeto diário até aos longos percursos, se torne numa experiência tranquila e gratificante.
Visualmente maior e imponente
Visualmente maior e imponente, o C5 Aircross introduz um novo design em que as curvas dão lugar a linhas mais elaboradas. O estilo da secção frontal recebeu uma atualização estética para se tornar mais vertical e moderno, reforçando o caráter de um veículo seguro e imponente. As linhas tensas e a construção vertical gradual contribuem para o alargamento visual da dianteira do C5 Aircross. Ao parecer mais largo e mais imponente na estrada, apresenta, assim, uma atitude confiante.
O novo C5 Aircross reveste-se de uma nova interpretação do logótipo da marca, que gradualmente ganha independência e se destaca das luzes diurnas, marcando assim um avanço em relação a outros modelos da gama, em que os chevrons se estenderam até às luzes diurnas através de uma faixa cromada. Os chevrons surgem agora em negro lacado, complementados com acabamento cromado. Estendem-se visualmente através de um conjunto de teclas de piano, cromadas e pretas, cada vez mais apertadas e que gradualmente evoluem para luzes diurnas em LED. Foi feito um trabalho muito subtil, refinado e detalhado nesta secção para melhorar a impressão geral. Esta solução dá ao logótipo mais espaço para se destacar ao centro da grelha.
Leia ainda: Opel Corsa, o primeiro da era PSA é tão alemão quanto os anteriores
Característica da nova identidade Citroën, a assinatura em forma de V das luzes diurnas LED é conseguida através de um desenho do tipo teclas de piano que confere um efeito 3D de alta tecnologia e de aspeto mais profundo às luzes dianteiras. Além disso, os projetores LED Vision são mais discretos e escuros, prolongando visualmente a grelha preta e acentuando ainda mais a robustez do veículo. O logótipo e a assinatura de luz em forma de V são sublinhados na parte inferior da grelha por uma faixa preta lacada de alta qualidade, cuidadosamente desenhada até aos detalhes gráficos: o padrão em forma de chevron que se inicia por baixo do logótipo move-se verticalmente para cima para se tornar paralelo às teclas de piano da assinatura das luzes diurnas.
Sob a grelha, o novo estilo da zona da entrada de ar alarga visualmente a secção frontal do C5 Aircross e dá-lhe uma postura mais imponente na estrada. As entradas de ar, que se tornaram abertas e funcionais, parecem ser esculpidas pelo ar e ajudam a melhorar a aerodinâmica. A cor das inserções que adornam as entradas de ar contribui para a subida de posicionamento do veículo, com tonalidades brilhantes ou nacaradas como o Glossy Black e o Dark Chrome. A entrada de ar principal, ao centro, também se torna mais dinâmica e elegante graças às linhas definidas que refletem o estilo das entradas de ar centrais dos C4 e C5 X.
Elegância e modernidade
A placa de proteção na zona inferior do para-choques dianteiro torna a secção frontal mais dinâmica e confere-lhe uma aparência de maior qualidade e prestígio. Esta está disponível em dois materiais, ambos muito elegantes, dependendo do nível de acabamento: em Preto Brilhante no acabamento Feel, e em Alumínio Brilhante nos acabamentos Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack. O novo perfil vertical e estruturado da secção dianteira reforça, à primeira vista, a perceção de poder e robustez. Esta evolução também se dá na secção traseira, através das novas lentes estruturadas dos farolins. O C5 Aircross apresenta uma postura distinta, expressa através da sua modelação completa e generosa, do seu capô elevado e horizontal, bem como da área vidrada a 360°, com a assinatura lateral cromada em forma de C, que reforça o efeito flutuante do tejadilho. Os atributos de um SUV potente e protetor estão também presentes nos musculados painéis laterais: distância ao solo de 230 mm, rodas grandes com 720 mm de diâmetro, proteções a 360° incluindo os Airbump e os arcos das rodas, barras de tejadilho distintivas e uma posição de condução dominante.
Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos
Além disso, vários novos elementos de estilo nos painéis laterais realçam a sua elegância e modernidade, como as novas jantes de liga PULSAR de 18″ com acabamento brilhante e com design aerodinâmico muito gráfico, bem como um jogo subtil de cores e materiais entre o alumínio e o preto brilhante. São disso exemplo a nova cor Preto Brilhante das capas dos espelhos retrovisores, de série em toda a gama, que realça a elegância e a qualidade percebida, as barras de tejadilho funcionais em preto brilhante com uma nova inserção em preto mate e o novo design para os Packs de cor dos Airbump®, refletindo as prestigiantes cores das inserções frontais.
Completamente consistente com a frente do veículo, o C5 Aircross tem, na parte traseira, uma nova assinatura tridimensional de luz LED. Sem alterar o seu tamanho, a unidade de iluminação está agora equipada com vidro escuro e estruturado, destacando os três módulos de iluminação LED que constituem a assinatura de luz. Os elementos gráficos acentuam a elegância e a consistência com a assinatura de luz na frente. Tal como na dianteira, o design subtil das teclas de piano reforça o efeito 3D profundo da assinatura de luz.
O C5 Aircross recebe um novo ecrã tátil de 10″ que parece flutuar no tablier e que envolve o condutor e os passageiros num habitáculo mais moderno. Este novo e maior ecrã melhora a ergonomia, ao oferecer controlos de acesso direto para a climatização e uma leitura mais elevada que permite ao condutor manter os olhos na estrada. As saídas de ar da ventilação estão agora localizadas sob o ecrã e foram modernizadas com um novo design incisivo e horizontal. O novo ecrã tátil de 10″ conta com função de navegação nas versões a gasolina e Diesel e estará disponível a partir da versão Feel na versão híbrida.
Consola central foi modernizada
Para além disso, o painel de instrumentos digital totalmente personalizável de 12,3″ fornece toda a informação essencial diretamente na linha de visão do condutor: mapa de navegação, informação sobre sistemas de assistência ao condutor ativos, informação sobre o estado de funcionamento do propulsor híbrido, etc., garantindo que os olhos do condutor permanecem na estrada para uma maior segurança na condução.
Veja também: Renault Megane RS Trophy, o destruidor de curvas
A consola central, alta e larga, foi modernizada com um tecido preto com efeito de pele, aprimorado por linhas de design cromadas que sublinham, nas versões com caixa de velocidades automática, uma disposição mais ergonómica dos comandos: um novo, elegante e tecnologicamente avançado seletor de velocidades e-Toggle, um novo botão de seleção do modo de condução que incorpora a função Grip Control e, nas versões híbridas plug-in, uma escolha intuitiva do modo de condução (Electric, Hybrid ou Sport). A consola central também integra um grande compartimento de arrumação que agrupa a zona de conectividade com duas entradas USB e um carregador sem fios.
A oferta de um motor híbrido plug-in nas versões intermédias da gama melhora ainda mais o bem-estar a bordo, graças aos benefícios da condução elétrica em percursos diários até 55 km e da autonomia ilimitada para viagens longas utilizando o motor a gasolina. A motorização híbrida plug-in permite uma condução em silêncio e sem vibrações em modo elétrico até 135 km/h e oferece uma disponibilidade instantânea de 320 Nm de binário, garantindo conforto permanente do utilizador ao assegurar, a todo o momento, capacidade de aceleração. Com zero emissões de CO2, confere liberdade de acesso a zonas urbanas onde os veículos a gasolina e Diesel sejam proibidos.
C5 Aircross disponibiliza uma vasta gama de tecnologias de última geração
Os utilizadores do C5 Aircross Híbrido Plug-In também beneficiam de uma gama de serviços para facilitar o carregamento, com gestão direta a partir do veículo ou a partir do seu smartphone, bem como da possibilidade de programação dos tempos de carregamento. O carregamento é rápido, com uma carga completa a ser alcançada em menos de duas horas através de uma wallbox.
Leia ainda: Mercedes-Benz C 220 d Station, a bela dama alemã por muitos desejada
O C5 Aircross disponibiliza uma vasta gama de tecnologias de última geração para melhorar o conforto e segurança dos seus ocupantes diariamente. Os condutores do novo C5 Aircross beneficiam de 20 sistemas de assistência ao condutor, referenciais no segmento dos SUV compactos. Estes incluem o Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, combinado com o Adaptive Cruise Control com função Stop & Go e o sistema Active Lane Departure Warning, ao mesmo tempo que proporcionam uma maior sensação de segurança graças ao apoio permanente das ajudas à condução.