tubo de escape de um carro

Carro movido a pum? É possível que venha a acontecer

Automundo.pt

Carro movido a pum? É possível que venha a acontecer

Já imaginou um carro movido a pum? A ideia pode parecer absurda, mas é possível de colocar em prática.

Artigo de Bruno Seruca

19-11-2024

E se um carro movido a pum fosse a nova tendência do mundo automóvel? Além dos carros a combustão, movidos a gasolina, gasóleo, etanol e hidrogénio, existem cada vez mais eletrificados, sejam eles elétricos ou híbridos. O próximo passo poderá passar por viaturas movidas a peidos. É pouco provável que isto venha a ser uma moda, mas é possível de ser colocado em prática.

Leia ainda: BYD já está no Top 10 das marcas de automóveis mais vendidas do mundo

Este é o descapotável mais rápido do mundo

É nas redes sociais, e com muita boa-disposição, que o professor de física Rafael Irigoyen detalha o que é necessário para ter um carro a funcionar com recurso a peidos. Começando por referir que é uma ideia que poderia ser colocada em prática. Isto porque alguns gases que compõem o pum, como é o caso do metano e hidrogénio, são inflamáveis. Ou seja, queima dos mesmo liberta energia que pode ser aproveitada no motor de um automóvel.

Um pum tem energia para fazer um carro andar 1,16 centímetros

Explica o professor de física que um estudo mediu o volume de um pum e concluiu que, em média, tem 90 ml. O que significa que cada peido tem uma energia de 0,011025 watt-hora. Escreve o AutoPapo que, se tivermos em conta um carro que faz 10 km por litro de gasolina, serão necessários 88.168 peidos para andar um quilómetro. Para percorrer 10 são precisos 1.292.520.

A título de curiosidade, fique a saber que sempre que alguém dá um pum daqueles que deixa um espaço irrespirável, é produzida energia suficiente para que um carro se movimente 1,16 centímetros. O site dá ainda como exemplo o carregamento de um smartphone. Algo que seria possível com qualquer coisa como 900 peidos. Se estivermos a falar do consumo médio mensal de energia elétrica de uma habitação, são precisos 13.605.442 traques para que tudo funcione na perfeição.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-11-2024



RELACIONADOS