Foi com grande surpresa que Kendrick Lamar anunciou o lançamento do inesperado álbum GNX. O título do álbum rapidamente se transformou num tópico de tendência um pouco por todo o mundo. O mesmo diz respeito ao Buick GNX, carro que é bastante especial para o rapper norte-americano. E que aparece mesmo na capa do mais recente trabalho discográfico do artista.
Leia ainda: Lamborghini Huracan de 190 mil euros roubado com recurso a e-mail
Youtuber tenta travar Lamborghini só com fita-cola
Kendrick Lamar escolheu o Buick GNX para o álbum por ser do mesmo ano (1987) do nascimento do cantor. Mas há muito mais para descobrir sobre aquele que já foi o carro mais rápido feito nos Estados Unidos da América. O GNX assinala o pico de fama das versões desportivas do Buick Regal, modelo que deu fama aos muscle cars norte-americanos na década de 1980. O Regal era um carro de gama média da Buick até que a marca decidiu experimentar o motor V6 3.8 no modelo. Na versão com carburador de corpo duplo tinha 152 cavalos de potência e na de corpo quadruplo chegavam aos 167. Nascia assim, em 1978, o Buick Regal Sport Coupe.
Buick Grand National conhecido como carro do Darth Vader
A verdade é que o mercado não reagiu da melhor maneira ao modelo. Ainda assim, a Buick não desistiu do V8 turbo, que foi sendo aprimorado com o passar dos anos. Em 1982 é lançado o primeiro Grand National, com uma edição limitada de 100 unidades. Algo que servia para assinalar a vitória na Nascar. Já em 1983 é lançada a versão T-Type que tinha um motor V6 3.8 Turbo de 182 cavalos de potência. Em 1984 regressa o nome Grand National, já com 202 cavalos de potência. Um dado curioso é que todas as unidades do Buick Grand National tinham pintura preta. O que fez com que o modelo passasse a ser conhecido como o “carro de Darth Vader”.
É em 1986 que acontece uma grande progressão no motor V6 turbo da Buick: o intercooler. Assim, a potência elevou-se para os 238 cavalos de potência, o que fez com que o modelo conseguisse bater o Corvette no quarto de milha, passando assim a ser o carro mais rápido feito nos EUA. Esta motorização passou a ser a base para toda a gama Regal Coupé.
Kendrick Lamar tem um dos 547 Buick GNX de 1987
Um dos modelos mais marcantes da história do modelo é o Buick GNX. Que contava com 280 cavalos de potência. A suspensão era mais baixa e tinha uma barra de controlo no eixo traseiro, que ajudava bastante a manter a tração nas travagens e aceleração. Já as rodas eram de 16 polegadas e com pneus mais largos. Ia dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e tinha uma velocidade máxima, que nunca foi uma prioridade para a marca, de 200 km/h.
Foram feitas apenas 547 unidades do Buick GNX. Uma delas pertence a Kendrick Lamar e pode ser vista na capa do álbum. O cantor já revelou que após ter nascido foi para casa num Regal enquanto o pai estava a ouvir música do rapper Big Daddy Kane. Ocasionalmente, aparecem alguns modelos à venda e o preço não é nada barato. Nos últimos anos foi vendida uma unidade do Buick GNX de 1987 por 294 mil euros.
Fotos: Reprodução Instagram