É necessário recuar até 2008 para encontrar o ano em que o Tata Nano deu que falar ao tornar-se no carro mais barato do mundo. Era vendido por menos de 2.400 euros, mas acabou por deixar de ser vendido em 2018. Um dos motivos apontados para o fracasso do Tata Nano era o facto carregar o estigma de carro mais barato do mundo. Até que, um ano depois, surge o Bajaj Qute. Que ficou com título de carro mais barato do mundo, mas que está a ser um fenómeno.
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Será esta a lavagem de carro mais sensual de sempre?
Vendido por pouco mais de 3.000 euros, o Bajaj Qute é um quadriciclo indiano que está a conseguir fazer aquilo que o Tata Nano não alcançou. O carro tem motor traseiro, tração dianteira, quarto portas, espaço para quatro passageiros e porta-bagagens à frente e atrás. É possível optar pela versão a gasolina ou gás natural comprimido. O motor é de 216,6 cc e produz 13 cavalos de potência. A velocidade máxima limitada é de 72 km/h. Outro destaque é a eficiência pois é possível fazer 140 quilómetros com um depósito.
Apesar do fenómeno de vendas, Bajaj Qute não tem a fama mundial do Tata Nano
O sucesso do Bajaj Qute, em comparação com o fracasso do Tata Nano, é associado na forma como o carro é apresentado. O Nano era visto como uma opção para quem tem um orçamento curto. Já o Qute é visto como boa opção para quem quer um veículo comercial. O status deixa assim de ser problema, com o Bajaj Qute a ser um grande sucesso em países como Índia, Turquia e Egito. Sendo uma opção comum para funcionar como táxi. No último ano verificou-se mesmo um aumento de 122% nas exportações, com países como México, Gana e Guatemala a contribuírem para este aumento. Curiosamente, a apesar de ser um caso de sucesso, o Bajaj Qute está longe de ter a fama mundial do Tata Nano.
Percorra a galeria e fique a conhecer o Bajaj Qute.
Fotos: Reprodução Bajaj