Habituados a conduzir potentes monolugares na Fórmula 1, os pilotos também têm as suas preferências no que a carros para as rotinas diárias diz respeito. E este é um tema que suscita sempre enorme curiosidade junto dos fãs do desporto automóvel. É por isso que está na ordem do dia o Aston Martin Valiant. Afinal, estamos a falar de uma “bomba” nascida a pedido de Fernando Alonso, piloto espanhol da equipa da Aston Martin na F1.
Leia ainda: Jacob & Co. Bugatti Tourbillon, o relógio que custa tanto como um hipercarro
O Aston Martin Valiant vai buscar inspiração ao vistoso Valor, carro da marca britânica que é de edição ultra-limitada. Só que Fernando Alonso achou que poderia ser criada uma versão mais leve e ousada do carro. E foi assim que a Aston Martin deu início ao processo que culminou com a criação do Valiant. Que conta com uns impressionantes 734 cavalos de potência, mais 20 do que aqueles que se encontram no Valor. No que ao design diz respeito é impossível não reparar nas peças aerodinâmicas e agressivas. Já na traseira realce para uma asa fixa que nos transporta para os clássicos desportivos das décadas de 80 e 90.
Aston Martin Valiant custa 2,3 milhões de euros
Mas há mais para descobrir no Valiant do que aquilo que a vista alcança. Como é o caso de um chassi auxiliar impresso em 3D e que retira três quilogramas ao carro. Algo que não coloca em casa a rigidez da viatura. Já a bateria de iões de lítio poupa 19 quilos. Sem esquecer os amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve que ajustam automaticamente a suspensão em algo como menos de seis milissegundos. Como seria de esperar, Fernando Alonso será o primeiro cliente a receber um dos 39 exemplares do Valiant. Algo que irá acontecer no Goodwood Festival of Speed 2024, que decorrerá em julho. Os restantes clientes têm de aguardar até ao final do ano. E de pagar algo como 2,3 milhões de euros.
Percorra a galeria e fique a conhecer o Aston Martin Valiant.
Fotos: Reprodução NetCarShow