Por estes dias todos andam a falar do novo iPhone 16, mas desenganem-se aqueles que pensam que a Apple está apenas focada nos famosos smartphones. A gigante tecnológica já deu entrada com o registo de patente para uma para-brisas inovador. Que fará com que os condutores deixem de necessitar de retrovisores, passando assim a contar com uma condução mais segura e com menos distrações.
Leia ainda: Rezvani Vengeance: O SUV que é uma máquina de guerra por fora e um jato privado por dentro
Este robot estaciona o carro por si
Defende a Apple que a sua criação irá reduzir o risco de colisão. Isto porque os condutores deixam de precisar de olhar para os retrovisores quando quiserem mudar de direção, travar ou realizar manobras. Tudo isto deixa de ser necessário porque o inovador para-brisas passa a contar com ecrãs com todas as informações de que os condutores necessitam. Explica a Apple que a ideia é ter um ou mais ecrãs integrados com recurso a uma tela laminada na superfície exterior do para-brisas. É aqui que vão ser projetadas as imagens o condutor só tem acesso quando desvia o olhar para os retrovisores.
Como funciona o para-brisas?
Assim, o para-brisas dianteiro pode apresentar as imagens recolhidas pelas câmaras presentes na viatura. Sendo ainda possível exibir imagens de vista aérea. Defende a Apple que estas imagens podem tornar os retrovisores obsoletos ou servir de complemento para os mesmos. Existe também a ideia de que o sistema seja configurado para trabalhar de forma inteligente. O que irá contribuir para a segurança dos condutores. Além de, por exemplo, exibir imagens assim que é ativado o pisca. O mesmo acontece na presença de carros, pessoas, bicicletas ou demais obstáculos. A imagem será exibida do lado para o qual o condutor está a olhar, mas sem obstruir o campo de visão.
Fotos: Shutterstock