84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

Automundo.pt

84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

O respeito pelas regras de trânsito é determinante para evitar acidentes na estrada, no entanto a segurança na estrada parte de um conjunto alargado de comportamentos preventivos.

Artigo de Equipa Paraeles

29-07-2022

O respeito pelas regras de trânsito é determinante para evitar acidentes na estrada, no entanto a segurança na estrada parte de um conjunto alargado de comportamentos preventivos. Atualmente, mais de 20% dos portugueses afirma que já comeram, beberam ou fumaram enquanto conduziam. Os resultados constam do relatório Consumer Spotlight sobre Segurança Automóvel – desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em maio e junho de 2022 e divulgado agora – e mostram que apenas 16% dos inquiridos admitiram não ter qualquer comportamento de risco ao volante.

Leia ainda: Estes são os 5 melhores automóveis para viajar em grupo

O mesmo estudo revela que 10% dos portugueses não verificam as condições do automóvel antes de uma viagem longa e um em cada cinco dos inquiridos não possui alguns dos dispositivos de segurança mais importantes no automóvel que conduz com maior frequência, Travões ABS e Cruise Control. Já no que diz respeito ao que mais influencia na compra de um seguro automóvel, os resultados mostram que, para os respondentes, a transparência da seguradora tem uma maior importância na escolha do que o compromisso que a empresa assume com a sociedade ou com a sustentabilidade. Além da compra de um seguro automóvel, antes de seguir viagem, a Liberty deixa alguns conselhos importantes a que deve estar atento.

1. Evite elementos de distração durante a condução

Mudar a estação de rádio ou ajustar o ar condicionado são alguns dos comportamentos mais comuns durante a condução. No estudo Consumer Spotlight, 57% dos inquiridos admitiram já o ter feito em algum momento enquanto conduziam. Em relação à utilização do telemóvel, 45% afirmam já ter utilizado o telemóvel com o kit mãos livres e 15% confessam já o ter utilizado sem este kit. Ainda que pareçam rápidas, estas ações colocam em causa a atenção do condutor e aumentam a probabilidade de acidentes na estrada. Configure tudo o que for possível no carro e faça todas as comunicações necessárias antes de começar a viagem, para evitar deixar de olhar para a estrada, tirar as mãos no volante ou estar preocupado com outras questões.

84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

2. Não fume enquanto conduz

Fumar não é proibido, no entanto, diminui a capacidade de atenção do condutor. Este comportamento é de alto risco desde o momento da procura do cigarro, passando pelo movimento de o acender, e durante todo o percurso em que tiver o cigarro na mão. Há ainda o risco acrescido de este cair, provocando queimaduras no condutor ou no carro, ou obrigar a que o condutor o procure no chão do carro. Tudo isto durante a viagem. Evite ainda comer ou beber, pois esta ação irá obrigá-lo a tirar as mãos do volante e os olhos da estrada.

3. Descanse antes de começar a viagem

Adormecer ao volante é perigoso para o condutor, para possíveis passageiros e para quem circula na estrada. As principais causas deste comportamento podem estar ligadas a poucas horas de sono, stress ou cansaço, como é o caso de 8% dos portugueses que responderam ao estudo Consumer Spotlight e que confessaram já ter conduzido mais de quatro horas sem paragens. Para evitar esta sensação, descanse antes de uma viagem longa, faça paragens regulares ou evite fazer viagens durante a madrugada.

4. Inspecione o seu automóvel antes de começar a viagem

Para além do comportamento ao volante, é importante assegurar que o seu carro tem todos os elementos necessários para garantir uma viagem sem preocupações. Certifique-se de que todos os elementos estruturais do veículo, como a pressão dos pneus, a direção e travões ou iluminação estão a postos para começar a viagem, assim como os cintos de segurança e o airbag.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

29-07-2022



RELACIONADOS