O ano de 2022 é um de aniversário para a Opel: há 160 anos que a empresa tem vindo a tornar as inovações acessíveis a todos e, ao mesmo tempo, um dos seus maiores bestsellers está a celebrar o seu 40º aniversário. O Opel Corsa revolucionou o segmento dos pequenos automóveis com a sua estreia em 1982 e hoje, na sua sexta geração, é mais procurado do que nunca. No ano passado, o atual Corsa foi o automóvel pequeno mais popular na Alemanha e o automóvel mais vendido no Reino Unido. O Opel Corsa-e, elétrico alimentado a bateria, ganhou o “Volante de Ouro 2020″1 e já é, neste momento, responsável por cerca de um quarto das vendas do modelo Corsa.
Mas para compreender plenamente a popularidade do Corsa desde a sua estreia em 1982, é primeiro necessário olhar para outro modelo de sucesso com o Blitz: o Opel Kadett, outro automóvel de pequenas dimensões, desenhado e concebido para levar a mobilidade a mais pessoas numa altura em que conduzir um automóvel era ainda um verdadeiro luxo. Depois, ao longo das décadas, os clientes tornaram-se rapidamente mais perspicazes à medida que a sua prosperidade aumentava. Na segunda metade do século XX, o pequeno Kadett cresceu e tornou-se mais potente, aproximando-se da classe dos compactos com a lançar de cada versão. Isto criou um espaço abaixo daquele que se tinha tornado o clássico modelo de acesso à gama de Rüsselsheim.
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Por isso, era mais que tempo para lançar um automóvel novo e genuinamente pequeno, era tempo de lançar o Corsa. O novo modelo de pequenas dimensões saiu pela primeira vez da linha de produção no outono de 1982, na recém-construída fábrica de automóveis em Saragoça, e iniciou imediatamente o seu caminho para se tornar num bestseller para a Opel. Até à data – 40 anos após o seu lançamento – são mais de 14 milhões as unidades que deixaram as fábricas, a maioria das quais produzidas em Saragoça e Eisenach.
Este sucesso deve-se em grande parte às inúmeras tecnologias de ponta que foram introduzidas nas várias gerações do Corsa e que anteriormente só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores. Estas incluem sistemas de segurança e assistência como o ABS e os airbags, bem como a câmara frontal com indicação da distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de manutenção na faixa de rodagem e ainda, mais recentemente, a iluminação adaptativa e anti encadeamento Intelli-Lux LED Matrix. Agora na sua sexta geração, o automóvel pequeno mais vendido mostra como está preparado para o futuro. Desde 2019 que está, também e pela primeira vez, disponível numa versão completamente livre de emissões de escape, num formato elétrico alimentado a bateria, o Opel Corsa-e.
40 anos do Opel Corsa: uma história em seis atos
Primeiro Ato: Opel Corsa A – 1982 a 1993
O Corsa A apresentava proporções compactas, contidas num curto comprimento de apenas 3,62 metros. Tinha guarda-lamas vincados e salientes, tal como um carro de ralis, e um coeficiente de arrasto excecionalmente baixo de 0,36, o que era, possivelmente, um recorde no seu segmento. O designer-chefe, Erhard Schnell, tinha criado um pequeno veículo desportivo, com linhas bem definidas e cinzeladas, destinado a apelar particularmente ao chamado “homem da casa”. O ponto alto foi o Corsa GSi de 100 cv, e foi também introduzida a propulsão Diesel. A gama de duas portas, em formatos hatchback e notchback, foi ampliada em 1985 com a adição do popular modelo de cinco portas. O Corsa A tornou-se um líder de vendas altamente aclamado com 3,1 milhões de unidades construídas.
Segundo Ato: Opel Corsa B – 1993 a 2000
Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada em Rüsselsheim a decisão de posicionar o seu sucessor como um verdadeiro “queridinho” para o sexo feminino. A lenda do design da Opel, Hideo Kodama, lançou-se ao trabalho e criou um Corsa muito mais redondo e suave, com apelativos faróis circulares que encaixaram perfeitamente no seu visual atraente e mais juvenil. O Corsa B era dez centímetros mais longo e muito mais espaçoso por dentro do que o seu antecessor, ao mesmo tempo que também introduzia padrões de segurança mais elevados no seu segmento, incluindo a travagem ABS, proteção contra impactos laterais e airbags frontais.
Para mercados especiais, em conjunto com a versão hatchback, a Opel voltou a oferecer um notchback, bem como as variantes station wagon e pickup. Os motores a gasolina já contavam com tecnologia como a injeção de combustível e catalisadores, enquanto o GSi contava com cabeça de 16 válvulas e a potência Diesel era agora associada à sobrealimentação. O segundo Corsa teve sucesso em todo o mundo e as suas vendas ultrapassaram a marca dos quatro milhões.
Terceiro Ato: Opel Corsa C – 2000 a 2006
Sob o espírito de não mexer numa equipa vencedora, Hideo Kodama foi novamente convidado a desenhar a silhueta do Corsa C. O estilo foi conscientemente orientado para o do seu antecessor de sucesso. O Corsa cresceu novos dez centímetros em comprimento e assumiu uma postura mais ampla, com uma distância entre eixos mais longa, o que aumentou consideravelmente o espaço interior. Pela primeira vez, a carroçaria foi totalmente galvanizada.
Os sofisticados motores a gasolina ECOTEC com quatro válvulas por cilindro e os novos motores turbo Diesel de injeção direta asseguraram potência, baixo consumo de combustível e valores de emissões mais reduzidos, uma vez que todas as variantes já cumpriam as normas de emissão Euro 4. O Corsa C também se tornou uma estrela ao nível do seu desempenho comercial, pois venderam-se 2,5 milhões de unidades.
Quarto Ato: Opel Corsa D – 2006 a 2014
A partir daqui as versões de três e cinco portas seguiram caminhos separados: o Corsa de três portas assumiu um estilo único, parecido ao de um coupé e destinava-se a clientes mais desportivos, tal como o Corsa A original. Já a variante de cinco portas tornava-se num completo e espaçoso automóvel familiar. O Corsa D ainda tinha menos de quatro metros de comprimento, ainda que tenha crescido para exatamente 3,999 metros.
Com a tecnologia ecoFLEX da Opel, o Corsa passou a contar com sistemas Start/Stop economizadores de combustível e com motores altamente eficientes. A versão 1.3 CDTI ecoFLEX consumia apenas 3,3 l/100 km durante o ciclo combinado e emitia apenas 88 g/km de CO2 (de acordo com o ciclo NEDC). A quarta geração do Corsa vendeu mais de 2,9 milhões de unidades.
Quinto Ato: Opel Corsa E – 2014 a 2019
Dinâmico, prático e elegante, o Corsa E foi, também, um bestseller, com cerca de 1,3 milhões de unidades vendidas, numa quinta geração também ela construída nas fábricas Opel de Saragoça e Eisenach. Pela primeira vez, a pequena estrela ultrapassa a marca dos quatro metros, oferecendo elevado conforto e tecnologias de ponta num comprimento de apenas 4,02 metros.
O volante aquecido, o aquecimento dos bancos e o controlo automático da climatização estavam, naturalmente, disponíveis, assim como a câmara frontal com indicador de distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Os condutores do Corsa passaram a estar conectados através dos sistemas de infotainment IntelliLink compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo um ecrã tátil a cores de sete polegadas. O modelo desportivo topo de gama foi, inicialmente, o Corsa OPC com motor de 207 cv e, mais tarde, também o Corsa GSi com 150 cv.
Sexto Ato: Versão elétrica do Opel Corsa F introduzida em 2019
A Opel está devidamente preparada para futuros desafios com o sexto Corsa da história. A mais recente geração do seu utilitário, que celebrou a sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2019, está também disponível numa versão puramente elétrica, sem emissões, para todos, pela primeira vez. Um verdadeiro destaque é, também, a iluminação adaptativa, anti encadeamento, Intelli-Lux LED® Matrix que a Opel também oferece pela primeira vez no segmento de automóveis pequenos com o Corsa atual. Além disso, estão disponíveis inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, bem como o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar, que tornam a condução ainda mais segura e descontraída.
Com um comprimento de 4,06 metros, o comportamento do Corsa de cinco lugares, a sua configuração clara e a sua praticidade continuam a ser exemplares. A linha de tejadilho do tipo coupé é 48 milímetros mais baixa do que a do seu antecessor, sem qualquer prejuízo para o espaço disponível em altura. O condutor senta-se 28 milímetros mais baixo. O baixo centro de gravidade beneficia o desempenho de condução e o comportamento em estrada. O mais recente Corsa é mais direto e mais dinâmico, garantindo uma maior diversão ao volante. Com esta receita de sucesso, o pequeno automóvel da marca do relâmpago tornou-se, uma vez mais, o utilitário mais popular e o modelo mais vendido em países como a Alemanha e a Grã-Bretanha, respetivamente.
O bestseller elétrico alimentado a bateria está a provar o seu efeito eletrizante junto do público de várias formas: na Alemanha, o Corsa-e venceu o “Volante de Ouro 2020″1 e na sua versão de competição, um Corsa-e Rally modificado, está a demonstrar nos desportos motorizados como o desempenho de topo e a compatibilidade ambiental podem ser combinados. Com o seu automóvel pequeno sem emissões, a Opel é o primeiro fabricante a desenvolver um veículo de rali elétrico alimentado a bateria e que tem competido, desde 2021, na ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca para veículos elétricos do mundo, apontando, assim, ao futuro desta disciplina.