O grupo automóvel Stellantis não está a ter uma vida fácil em Itália. Isto pelos menos nos últimos tempos, graças a dois episódios que são dignos de figurar numa qualquer lista de notícias insólitas. Daquelas que muitos têm dificuldade em acreditar que são verdadeiras. Mas são, como é o caso da dupla de acontecimentos de que iremos falar e em envolvem o Alfa Romeo Milano e o Fiat Topolino.
Leia ainda: Renault 5 E-Tech 100% elétrico já tem preços para Portugal
Vamos começar pelo Alfa Romeo. O grupo Stellantis viu-se “obrigado” a mudar o nome de Milano para Junior. E por que é que existiu a necessidade de fazer esta alteração? É que o carro não é fabricado em Itália, mas numa fábrica situada na Polónia. Já a Fiat viu 134 Topolino serem apreendidos no porto de Livorno. E qual o motivo? É que tinham na porta a bandeira tricolor italiana. Sendo que o quadriciclo elétrico é fabricado em Marrocos e não em Itália.
Governo de extrema-direita entende que existe violação
Ninguém tem dúvidas de que o Topolino foi pensado, desenvolvido e criado na sede da Fiat, em Turim. Só que o governo italiano de extrema-direita é da opinião de que estão a ser violadas as regras do made in Italy. A solução para resolver o problema passou pela Stellantis aceitar remover as pequenas bandeiras italianas colocadas na porta do Topolino.
Percorra a galeria e fique a conhecer o Fiat Topolino.
Fotos: Reprodução NetCarShow