Ainda mais sofisticado, mas também mais elegante, tecnológico e seguro. Um Renault Espace renovado com argumentos que o reforçam como aquilo que sempre foi: uma proposta topo de gama diferenciadora e sofisticada. Um Renault Espace que continua a ser sinónimo de viagens em classe executiva e no melhor estilo crossover. Há 36 anos que o Renault Espace surpreende pela capacidade de se reinventar, mas sem nunca perder a sua essência: um viajante nato, luxuoso e requintado, sempre com a mais sofisticada tecnologia e um design inconfundível. A quinta geração é um verdadeiro crossover – os 16cm de altura ao solo confirmam –, mas com um interior que conserva o que de melhor herdou do passado enquanto monovolume, incluindo os 7 lugares individuais! E cinco anos depois de chegar ao mercado, a quinta geração renova-se com detalhes que reforçam o Renault ESPACE como incontornável referência no segmento dos familiares topo de gama.
Design arrojado, mas elegante e sofisticado
Exteriormente, o Renault Espace continua, como sempre, a impressionar pelo arrojo das linhas, ao mesmo tempo elegantes e sofisticadas. As novidades da nova geração deste modelo são cirúrgicas, mas relevantes, pelo que contribuem para a imagem estatutária, mas também segurança. Os novos faróis adaptativos são um dos exemplos em matéria de segurança. Uma tecnologia que duplica a luminosidade em relação aos LED convencionais, que tem mais alcance (agora de 225 metros) e que, entre outras funções, adapta a intensidade dos feixes de LED’s em função do tipo de condução que for adotado, mas também do trânsito, com o objetivo de evitar o encadeamento.
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Ainda no domínio da iluminação, destaque para os novos piscas LED, para as novas luzes de stop de 16 LED’s e para a iluminação dos puxadores das portas. E se o exterior impressiona pela inovação, distinção e até imponência, que dizer do interior inspirado na aeronáutica? Entrar no Renault Espace é um regalo para os sentidos. A qualidade percecionada, o requinte, o luxo, o conforto e a sofisticação estão presentes nos mais ínfimos detalhes. Em relação à versão até agora comercializada, destacam-se novidades como o novo ecrã de 10,2 polegadas com replicação da navegação e o novo sistema Esey Linl de 9,3 polegadas.
Pequenos grandes detalhes para mais sofisticação e conforto
Ainda em relação à renovação operada no interior, uma referência especial para essa extraordinária peça de design que é a consola central, agora ainda mais funcional, com a inclusão do carregador de telemóvel por indução, novos espaços de arrumação com porta-bebidas e ao novo botão de comando “Auto-Hold”.
Mas não é por acaso que o Renault Espace também é conhecido por ser sinónimo de viagens em classe executiva. Os sete bancos são individuais, com os dois da terceira fila a poderem ser recolhidos para o interior do piso, de modo a proporcionar um espaço plano para bagagens que pode atingir os 2.201 litros nesta configuração. Uma operação que pode ser feita com um único toque, através do sistema Renault EASY LINK ou a partir do porta-bagagens, graças à modularidade One-Touch, uma funcionalidade que permite rebater, individualmente, os bancos da segunda e terceira fila.
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Sublinhe-se que, o portão traseiro elétrico do Novo Espace, pode ser acionado com um movimento do pé sob o para-choques traseiro, ou através do cartão mãos livres. O imponente teto de vidro de 2,8 m², que pode abrir até aos lugares traseiros, é um desses exemplos. Ou seja, viajar no Renault ESPACE é também desfrutar do prazer da luz natural e da envolvência. Outro dos luxos bem seletivos é o sistema de som premium desenvolvido pela prestigiada BOSE especificamente para o Renault ESPACE. Com 12 altifalantes, é capaz de proporcionar cinco diferentes modos de ambiente sonoro: “Lounge”, “Surround”, “Studio”, “Immersion” e “Driver”.
A capacidade de personalizar o ambiente do habitáculo é outra das mordomias. Uma cortesia do sistema MULTI-SENSE que, para além de oferecer oito cores distintas para a iluminação interior, permite configurar o temperamento do Renault ESPACE em função do estado de espírito ou das necessidades do condutor. Na realidade, através do ecrã do sistema multimédia Renault EASY LINK ou de um botão na consola central, é possível optar por quatro modos: Eco, Confort, Sport e My Sense (este personalizável).
Basicamente, distintas personalidades do automóvel, por oferecerem diferentes desempenhos dinâmicos ao nível da resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa automática de dupla embraiagem EDC, regulações da suspensão, variação do esforço no volante, desempenho dos faróis adaptativos LED MATRIX VISION e até parâmetros do sistema 4CONTROL.
A mais valia das quatro rodas direcionais
No que diz respeito ao 4CONTROL – que é o mesmo de falar de quatro rodas direcionais – não é de mais sublinhar a extraordinária mais valia da tecnologia do ponto de visto do conforto de condução (nomeadamente nas manobras de estacionamento), mas também da segurança e do prazer do condutor em estrada.
Nesse sentido, recorde-se que, sempre que o Renault Espace rodar até 50 km/h, as rodas traseiras virarão no sentido oposto ao das rodas dianteiras, para que o diâmetro de viragem (de 11,1 metros) rivalize com um citadino. No fundo, uma agilidade e uma manobrabilidade extraordinárias para um automóvel com quase cinco metros de comprimento!
Já a uma velocidade superior aos 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras. Ou seja, mais aderência e segurança, mas também uma precisão de condução verdadeiramente surpreendente para um automóvel que pode ultrapassar os 1.800 quilos de peso.
Mas há mais argumentos técnicos que justificam a estabilidade e o conforto irrepreensíveis do Renault Espace. Para além da excelência da plataforma, referência para o amortecimento pilotado, uma tecnologia patenteada pela Renault, que assenta na capacidade dos amortecedores se adaptarem a variáveis como o estado da estrada, as condições dinâmicas, as ações na direção, ao modo de condução selecionado, etc. e isto numa fração de tempo que pode chegar à centena de vezes por segundo.
Sistemas de ajuda à condução de última geração
Outra das novidades do Renault Espace é o facto de ser reforçado com sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração, com destaque para os que atingem o nível 2 da condução autónoma. É o caso do sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, que combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop & Go) com o assistente de condução de centragem na via, que funciona, também, em curva. Este equipamento, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/h e conserva as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam à frente, permite que o automóvel pare e arranque, automaticamente, no prazo de três segundos, sem que seja necessária qualquer ação por parte do condutor.
Já o Advanced Park Assist permite efetuar manobras de estacionamento de forma totalmente automática: basta que o condutor engrene a velocidade e dê um primeiro impulso; depois, deixa de ser necessário controlar o volante, a aceleração ou a travagem. Esta tecnologia funciona para o estacionamento em paralelo, na perpendicular e em espinha. O alerta de obstáculo traseiro indica ao condutor que há veículos a passar na sua trajetória, quando está a sair do estacionamento. Os radares, com uma cobertura de 180°, detetam a presença de veículos e acionam um alerta sonoro, complementado pela imagem da câmara de marcha-atrás.
No domínio da segurança, ainda destaque para o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS), agora também com um sistema de deteção de peões; para o alerta de transposição involuntária de via (Lane Departure Warning), complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via (Lane Keeping Assist); bem como para os alertas de sonolência, de ângulo morto e de excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito.
Motores e consumos
O motor TCe 225 EDC FAP é um 1.8 litros de 4 cilindros, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta. Este bloco, que também equipa o Alpine A110 e as diversas versões do Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades. Dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de 3 posições, este motor reivindica, no Renault ESPACE, 225 cavalos de potência e 300 Nm de binário às 2.000 rpm. Números que permitem atingir 224 km/h de velocidade máxima e uns impressionantes (para as dimensões e peso) 7,4 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Os consumos variam entre os 7,6 e os 8 litros (em função da versão) aos 100 quilómetros, em ciclo combinado WLTP.
O Renault Espace também está disponível com o moderno motor 2.0 Blue dCi. Um bloco a diesel, proposto com dois níveis de potência, mas sempre associado à caixa automática EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades: O motor Blue dCi 160 EDC proporciona um real conforto de utilização no dia a dia. O binário de 360 Nm, disponível desde as 1500 rpm, garante um excelente conforto de condução, mas também uma condução dinâmica, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Em relação a consumos, variam entre os 5,1 e os 6,3 litros aos 100 quilómetros, em ciclo combinado WLTP.
Para quem procura acelerações mais vigorosas em todos os regimes, o Blue dCi 200 é um motor de alto desempenho, reivindicando 200 cavalos de potência, um binário de 400 Nm disponível a partir de 1750 rpm, 215 km/h de velocidade máxima e um consumo, em ciclo combinado WLTP, que varia entre os 5,3 e os 6,2 litros aos 100 quilómetros. A nova geração do Renault Espace já está disponível na Rede de Concessionários, por um preço a partir de 49.950€ como o motor TCe 225 EDC FAP e 50.500€ para o diesel Blue dCi 160 EDC.