Certamente já acordaste com olheiras depois de uma noite mal dormida. É precisamente as poucas horas de sono que costuma ser apontadas como principal motivo para aquele escurecimento da pele debaixo dos olhos. Esse é sem dúvida um dos principais motivos para o aparecimento das olheiras, mas há mais.
Desde logo, pode ser um problema genético. Há pessoas que têm olheiras por natureza e, nesses casos, o melhor a fazer é consultar o dermatologista. Outro motivo é o envelhecimento. Com a idade, a nossa pele vai ficando cada vez mais fina, e a zona debaixo dos olhos – por si só, já bastante fina – não é excepção. Os vasos sanguíneos nessa região vão ficar mais expostos e as olheiras, por isso, mais visíveis. A flacidez da região e os excessos na alimentação (alimentos com muito sal e bebidas alcoólicas) são também um fator a ter em conta.
5 dicas para acabar com as olheiras
Tão ou mais importante que perceber o que causou as malditas olheiras, é saber como preveni-las e tratá-las. Como dito anteriormente, em casos extremos devemos consultar o dermatologista. Se for um aparecimento momentâneo, deixamos-te cinco dicas, da blogger Teresa Celestino, que te ajudarão a minimizar as olheiras:
1 – Aplica uma compressa gelada sobre os olhos, durante 15 minutos.
2- Também podes usar algodão embebido em chá verde ou chá de camomila.
3- Coloca o teu creme/máscara de olhos no frigorífico. O efeito frio vai potenciar o efeito do produto.
Lê também: Sabias que a maquilhagem tem prazo de validade?
4 – Guarda rodelas de pepino (um clássico!) ou de batata no congelador. Depois, aplica sobre olhos e deixa atuar durante 20 minutos. De seguida, lava o rosto com água morna para activar a circulação.
5 – Podes também experimentar fazer uma massagem com óleo de amêndoas doces, usando as pontas dos dedos, durante 15 minutos.
Estas dicas devem ser complementadas com cremes/máscaras de olhos. Não acredites que este tipo de tratamentos é exclusivo para mulheres. O mau aspeto de um rosto carregado por olheiras é abrangente, tanto fica mal a homens como a mulheres. Por isso, todos devemos ter preocupações com este problema.