homem e mulher a mexerem no telemóvel

Sexo: Microtraição é o novo pecado que todos cometem sem saber

Amor e Sexo

Sexo: Microtraição é o novo pecado que todos cometem sem saber

No que ao amor e sexo diz respeito existe uma nova tendência que dá pelo nome de microtraição. Saiba o que é e o que os casais devem fazer.

Artigo de Bruno Seruca

07-04-2025

Existem comportamentos que praticamente todas as pessoas têm e que aparentemente não representam nenhum problema no que ao amor e sexo diz respeito. Falamos de coisas como deixar um gosto numa fotografia de uma colega de trabalho e enviar uma mensagem a essa pessoa. Esta interação com pessoas fora da relação é normal para muitos. Mas também é considerado microtraição por outras. Aliás, esta é mesmo uma nova tendência. Ou um pecado amoroso que todos cometem sem se aperceber. “As pessoas estão a ter mais relacionamentos digitais. Então acaba por criar mais espaço para isso. Num ambiente de trabalho em casa pode acontecer mais facilmente porque o risco é muito baixo”, refere William Schroader, terapeuta e proprietário dos centros Just Mind Counseling, em declarações citadas pelo New York Post.

Leia ainda: As 10 posições que despertam mais curiosidade aos casais

Modelo e o vídeo de sexo com 1.057 homens em 12 horas

De acordo com a mesma publicação, microtraição é um termo que ganhou maior notoriedade devido à psicóloga australiana Melanie Schilling. Que define o termo como qualquer coisa, que não seja um relacionamento físico ou emocional, sobre o qual não fala abertamente com a companheira. Às conversas no mundo virtual juntam-se outros comportamentos. Como passar muito tempo na máquina de café para conversar com a colega de trabalho. Partilhar detalhes pessoais do próprio relacionamento. Ou vestir-se de forma mais aprimorada por saber que irá ver alguém.

“É traição se a sua parceira não gosta, ou não sabe, ou não gostaria se soubesse”

Por sua vez, a psicóloga Abby Medcalf refere ao New York Post que muitas pessoas não se importam com o envio de mensagens e gostos em fotos. Ainda assim, defende a especialista que aqueles que se incomodam não se devem sentir mal com essa sensação. “Não existe certo e errado em relacionamentos. Tudo se resume a preferências”, argumenta. “É traição se a sua parceira não gosta, ou não sabe, ou não gostaria se soubesse”, acrescenta.

Como é que os casais devem lidar com a microtraição?

De acordo com William Schroader, o segredo para os casais lidarem da melhor forma com a microtraição passa pela comunicação. De modo a que ambos revelem aqueles que consideram ser os limites. A recomendação é de que a conversa aconteça antes de existirem problemas. O especialista dá ainda conta de sinais de que podem ser um alerta. Como a parceira passar a ser mais reservada em relação ao smartphone ou se está mais tempo nas redes sociais.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-04-2025



RELACIONADOS