Afinal, o sexo é melhor com a luz acesa ou apagada? Esta é uma questão que alimenta as mais diversas discussões em torno do tema. Sendo que praticamente nenhuma termina com todas as pessoas de acordo. Há que diga que é muito melhor com a luz acesa. Ou dizem o mesmo da falta de iluminação. E há também quem defenda que é indiferente. Opiniões e preferência há parte, existe a resposta dada pela ciência.
Leia ainda: Quase metade dos festivaleiros faz sexo nos festivais de música
De acordo com a ciência, não existem dúvidas de que o sexo é muito melhor com a luz acesa. A sexóloga Camila Gentile explica, em conversa com o Metrópoles que investigadores da Universidade de Siena, em Itália, defendem que o uso de uma caixa de luz, em tudo parecida às utilizadas em terapias de luz para tratar alguns tipos de depressão, faz subir os níveis de testosterona. “Isso motivou o registo de maiores níveis de satisfação sexual. Entende-se que a luz acesa pode beneficiar o desempenho sexual. Outro ponto a observar é que algumas pessoas têm maior desempenho no processo expiatório, pois gostam de ver o corpo do outro, entre outras coisas”, começa por dizer.
Motivo que leva a que muitos prefiram estar às escuras
Apesar de esta explicação científica, existem motivos que ajudam a explicar o que leva a que várias pessoas prefiram manter a luz apagada. Algo que tende a ser associado a uma baixa autoestima e insegurança em relação ao corpo. Sendo estes detalhes frequentemente relacionados com as mulheres. “Muitas mulheres têm insegurança com os corpos, vulvas e estão com receio de terem os corpos julgados pelo parceiro. Dessa forma, acabam por privar-se de ter essas experiências com a luz acesa”, refere a sexóloga. Perante tudo isto, a terapeuta recomenda que os casais comuniquem. E que até usem velas para começar a sair do escuro para um ambiente mais iluminado. Em resumo, Camila Gentile reforça o poder da luz no sexo, recomendando uma luz indireta e suave. “Acho que não cria ligação e sexo é conexão, experimentação e envolvimento, mesmo sendo só sexo”, termina.
Fotos: Shutterstock