Uma das questões relacionadas com sexo que mais divide opiniões é sobre ter relações durante a menstruação. Há quem não se importe, há quem nunca o faça nesta altura do mês e ninguém está certo ou errado. Ou seja, cada pessoa deve fazer aquilo que a deixa mais confortável.
Sendo um tema pouco explorado e que não é propriamente “agradável” de falar numa mesa com amigos, é natural que surjam várias dúvidas. Isto faz também com que se multipliquem mitos sobre o assunto. Atenta a isso, a revista Cosmopolitan fez um apanhado de verdades e mentiras sobre este tema, num simples exercício de verdadeiro ou falso.
Veja o vídeo:
Mitos e factos sobre o sexo durante a menstruação:
O sexo durante a menstruação aumenta o risco de infeção. Falso. O risco é igual ao sexo desprotegido sem menstruação.
A mulher nunca deve usar um tampão durante o sexo. Verdade. Não reduz o risco de infecção e o uso de tampão pode fazer com que a sua remoção seja muito mais difícil e dolorosa depois do ato sexual.
O sexo pode ajudar a reduzir as cólicas menstruais. Verdade.
Leia ainda: 6 dicas para quem está ou quer começar no mundo do swing
As mulheres não ficam excitadas quando estão menstruadas. Falso.
Não existem formas de fazer com que o sexo fique menos ‘sujo’. Falso. Ter relações no chuveiro é uma boa opção, tal como usar algum tecido mais escuro na cama e que não faça notar as manchas de sangue. Terminado o ato, basta colocar os lençóis a lavar.
Não é preciso usar preservativo quando se faz sexo durante o período da mulher. Falso. Numa mulher com menstruações regulares, o risco de engravidar é reduzido, mas continua a existir o risco de transmissão de infecções através do sangue.
A menstruação será mais intensa se a mulher tiver relações sexuais. Falso. As contrações que a mulher tem durante o orgasmo podem fazer com que saia mais sangue, mas isso não significa necessariamente que o período fica mais intenso e com maior fluxo depois.