Já sentiu uma estranha sensação de tristeza depois do sexo? O sexo até pode ter sido muito bom, mas no final, sem que nada o previsse, acabou por se sentir extremamente infeliz? Se sim, não está sozinho, nesta que é uma condição bastante comum. A comunidade científica denominou esta condição de disforia pós-coito.
Este é um distúrbio que afeta tanto homens como mulheres, e que em casos extremos, pode levar ao choro compulsivo, sensação de irritação e até agressividade para com o parceiro.
Veja o vídeo:
Causas ainda não são conhecidas
Inúmeros estudos já se debruçaram sobre o tema. Um deles, publicado em 2015, no Sexual Medicine, apurou que cerca de metade das mulheres já experienciaram uma situação semelhante pelo menos uma vez na vida. Um outro, publicado no Jornal do Sexo e Terapia Conjugal, apurou que cerca de 40% dos homens lidaram com o problema também por pelo menos uma vez na vida.
Como uma situação regular, as percentagens são bastante residuais. O primeiro estudo apurou que 5% das mulheres viveram essa condição múltiplas vezes no período de um mês. Em relação aos homens, no outro estudo, a percentagem obtida é similar, na ordem dos 4%.
Leia ainda: As 5 posições que vão melhorar a sua vida sexual
As causas que provocam este distúrbio não são conhecidas. Alguns especialistas acreditam que o problema esteja relacionado com algum processo hormonal na amígdala neural, parte do cérebro que controla os sentimentos e emoções. A genética é outro dos possíveis fatores apontados. Stress psicológico e fatores culturais também podem ser responsáveis pelo distúrbio.