Afinal, qual é o motivo para as mulheres se exporem com as selfies ditas “sensuais” nas redes sociais? O que ganham com isso? Quais são as suas motivações? Este é um tema que tem sido estudo nos últimos tempos por vários especialistas. Alguns frisam que este tipo de comportamento minimiza o papel da melhor na sociedade, colocando-a como o sexo inferior. Outros, no entanto, defendem precisamente o oposto, que esta é uma forma da mulher mostrar o seu poder.
Os primeiros estudos apontavam que com estes autorretratos estavam a subjugar-se aos homens, que demonstra uma falta de “força” e “poder”, assumindo-se como o sexo inferior.
“Selfies sensuais, e não sexuais”
Estudos mais recentes contrapõem em todo a medida esta visão. Um grupo de investigação estudou o tema e concluiu que estas selfies são produto de uma estratégia usada de forma subconsciente pelo sexo feminino contra a desigualdade de géneros.
Segundo estes especialistas, a mulher quando tira uma foto sensual sente-se “com poder, assertiva e no controlo”, explicam. Têm o cuidado de marcar uma clara diferença entre os termos “sensual” e “sexual”. Neste caso, referem-se a “selfies sensuais”.
Para obter estes resultados, foram analisadas mais de 68 mil selfies publicadas no Twitter e Instagram de diversas regiões dos Estados Unidos.