As férias estão a tornar-se monótonas? Cansado de areais carregados de gente, onde o período para descansar se torna raro? Por que não pensar numa solução diferente para aproveitar as férias, fazer exercício e descobrir paisagens pouco exploradas? Isto é o que te oferece um percurso pedestre. Cada vez mais procurados pelos portugueses, estas atividades valorizam o território, potenciando também o desenvolvimento regional e captação de turistas nacionais e estrangeiros.
De forma individual ou em grupo, há milhares de pessoas que transformam estes circuitos em verdadeiras autoestradas de boas práticas desportivas, vida saudável, convívio, descoberta e lazer. Para começar, vamos dar a conhecer as rotas disponíveis em Peniche, e que prometem sensações únicas no contacto com a natureza. Vais adorar e a tua cara-metade também.
Peniche
A península de Peniche concentra um património geológico raro em Portugal. Desde a Nau dos Corvos, ao Portinho da Areia do Norte, passando pela Cruz dos Remédios, o Cerro do Cão ou a Ponta do Trovão, todos estes locais fazem parte de uma rota pedestre de qualidade inegável e com vista privilegiada para as Berlengas. Reserva da Biosfera da Unesco desde 2011, a ilha da Berlenga fica a 7 milhas do porto de Peniche.
Percurso Pedestre
Cabo Carvoeiro – Farol Cabo Carvoeiro – Varanda de Pilatos – Cruz dos Remédios – Revelim dos Remédios – Cerro do Cão – Ponta do Trovão – Portinho da Areia do Norte
Pontos de Interesse:
Farol Cabo Carvoeiro – Construído em 1790, faz parte de um conjunto de seis edifícios distribuídos a nível nacional com as mesmas caraterísticas. Está aberto ao público todas as quartas-feiras entre as 14 e as 17 horas.
Varanda de Pilatos – É um local único na costa. Enfiada entre as pedras, a Varanda de Pilatos proporciona uma vista suspensa sobre o oceano, que ao fundo apresenta o arquipélago das Berlengas. Será necessário descer umas escadas de metal de dois metros para aceder a um “buraco” de pequena dimensão. O local deve o nome à história que diz que Pilatos teria lavado ali as mãos no mar, a trinta metros de fundo, ao “desobrigar-se egoisticamente da condenação de Cristo”.
Berlenga
Este será o primeiro ponto de partida para o trilho que envolve a ilha. Para lá chegar, terá, claro está, que utilizar barco e depois deslocar-se até ao Bairro dos Pescadores, sitio onde estão situados os serviços existentes na ilha. Siga o trilho tal como indicado, sem invadir espaços onde se encontram as aves e a flora. Todo o arquipélago é uma área protegida por legislação.
Percurso Pedestre
Bairro dos Pescadores – Carreiro dos Cações – Pedra Negra – Buzinas
Envolve-te nesta sugestão que deixamos e por certo desfrutarás de umas férias como há muito ambicionavas.