Existem muitas ideias associadas ao sexo. Uma delas é que o prazer pode ser medido através dos gemidos que as pessoas fazem durante a atividade sexual. Até porque estamos a falar de uma imagem que é largamente ampliada nos filmes para adultos. Por outro lado, muitos homens são criticados porque não gemem durante o sexo. Algo que tem uma explicação.
Leia ainda: Estes sonhos eróticos podem dizer muito sobre si
De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, tudo tem a ver com a visão machista do sexo. “Como qualquer coisa na nossa sexualidade, o gemido também tem a sua composição social”, começa por dizer ao Pouca Vergonha. “Ele ficou associado a uma demonstração de prazer mais feminina e, no imaginário machista, se o homem geme, pode estar a denotar pouca virilidade”, acrescenta.
Gemer pode demonstrar prazer
Ainda assim, para o especialista tudo não passa de um mito. “Vocalizações espontâneas durante o sexo podem estar relacionadas com a atividade física do sexo, prazer e até dor. Não são indicadores de orientação sexual”, explica. O que faz com que André Almeida aconselhe os homens a perderem o medo de gemer com base numa ideia sem sentido. “Gemer espontaneamente não faz de ninguém nada. Muito pelo contrário, talvez possa até servir para indicar que os comportamentos da parceira estão a dar-lhe prazer”, conclui.
Fotos: Shutterstock