Ao longo dos últimos anos têm sido feitos diversos apelos relacionados com o sexo e com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Com boa parte deles a salientar a importância do uso do preservativo. Agora, e numa altura em que o mundo se tem vindo a ajustar à nova realidade, que surge na sequência da pandemia de coronavírus, temos um novo pedido de segurança relacionado com a vida sexual dos casais. E que passa pelo uso de máscara durante o sexo.
Estudo defende uso de máscara durante o sexo
Este é o resultado de um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. O trabalho, publicado no Annals of Internal Medicine, salienta o risco de contrair coronavírus durante o sexo. Como tal, é recomendado o uso de máscara. Este apelo diz respeito às relações sexuais com maiores riscos, que neste caso são aquelas com pessoas com quem não se vive.
Leia ainda: Fique a saber qual o efeito do sexo no sistema imunitário
E este não é o único apelo que resulta deste estudo. Além do uso de máscara durante o sexo, deverão ser evitados os beijos. Bem como sexo oral ou anal e qualquer atividade que envolva sémen ou urina. Deverá ainda tomar banho antes e depois do ato sexual. E ainda limpar o espaço com água a sabão, álcool ou toalhetes. Quanto ao sexo com pessoas que vivem na mesma casa, este representa um risco menos. Ainda assim, os investigadores salientam que a segurança passa mesmo pela abstinência.
Fotos: iStock by Getty Images