Aqueles que acompanham o mundo do fitness devem estar familiarizados com a maca. Este “superalimento”, também conhecido como ginseng peruado (nasce nas montanhas dos Andes), tem sido adicionado, em pó, em tudo o que é refeição. Sendo visto como um importante suplemento alimentar. E de facto é.
Pelos valores nutricionais, meia colher de chá de maca preenche cerca de 10% das necessidades diárias de ferro, 10% da vitamina C recomendada e cerca de 15% da necessidade de cobre. As propriedades “milagrosas” da maca não se ficam por aqui. Para além de ser associado a um melhor desempenho atlético, a um importante reforço no combate à fadiga crónica, a maca também ajuda no apetite sexual.
Estudos indicam que maca aumenta o desejo sexual
Segundo um estudo divulgado na “Women’s Health” americana, a maca pode aumentar o desejo sexual. É isso que defende, na mesma publicação, Christy Brisette, presidente da “80 Twenty Nutrition”, que refere que de acordo com alguns estudos, homens e mulheres verificaram um aumento da libido depois de tomarem 1,5 a 3 gramas de maca por dia, durante um a seis meses.
De uma forma mais cautelosa, a ginecologista e obstetra Salena Zanotti diz que “não há ainda grandes estudos que mostrem que a maca aumenta de forma consistente o desejo sexual” e aconselha as pessoas que sofrem de falta de apetite sexual a consultar os seus médicos. Diz ainda que, até ao momento, à maca não são associados quaisquer efeitos secundários.
Independentemente dos benefícios, certo é que a maca já conquistou o mundo, como pode ser observado nas milhares de publicações nas redes sociais que têm este “superalimento” em destaque.
Foto: Reprodução Instagram