Os anos passam mas algumas mentalidades mantêm-se presas ao passado. E quando o tema é tudo aquilo que aparentemente torna a masculinidade mais frágil, existem diversos exemplos que dão que pensar. O mais recente está ligado à alimentação vegetariana e ao receio que os homens têm de pedir pratos vegetarianos. Tudo porque estão a ser gozados pelos amigos que não aceitam que um homem não coma carne.
Leia ainda: Descubra a duração média de um casamento e o principal motivo que leva ao divórcio
O samba de Luciana Abreu de que todos falam
Uma equipa de investigadores da Universidade de Southampton, situada no Reino Unido, desenvolveu um trabalho ao longo de mais de um ano. Durante este período de tempo foram acompanhados 22 homens que pediram diversos pratos em saídas sociais. A conclusão é a de que existe um “isolação social” para aqueles que não querem comer carne.
Estudo conclui que amigos não aceitam que os homens não comam carne
Apesar de ser uma amostra reduzida, a equipa concluiu que aqueles que optam por uma alimentação vegetariana – quer seja por motivos de saúde ou outro motivo qualquer – acabam por fazê-lo em casa e não em público. “Um homem com perto de 30 anos assumiu-se como vegetariano, mas achou estranho não se juntar aos amigos a comer uma sandes de bacon depois de jogar futebol porque é isso que fazem juntos depois de jogar”, conta Emma Roe, a investigadora responsável pelo trabalho, em declarações ao Daily Mail.
“Aquilo que descobrimos é que existem muitos homens interessados em comer menos carne, mas precisam de uma permissão social para o fazer. E quando mais homens o fizerem escolhas vegetarianas, mais facilmente existirá essa permissão”, conclui.