casal na cama

Falta de sexo faz mal à saúde: Verdade ou mito? Especialistas esclarecem tudo

Amor e Sexo

Falta de sexo faz mal à saúde: Verdade ou mito? Especialistas esclarecem tudo

Será que a falta de sexo é um problema para a saúde? Saiba os que os especialistas têm a dizer sobre uma ideia muito popular.

Artigo de Bruno Seruca

07-02-2025

Existem diversos motivos que podem levar à falta de sexo. Da opção à falta de oportunidade ou mesmo à ausência de desejo e falta de líbido, vários fatores podem levar a uma ausência de atividade sexual. O que leva a uma questão: A falta de sexo faz mal à saúde, quer seja ao corpo ou à mente? Existem muitas dúvidas que levam a que circulem informações que não correspondem à realidade. Por isso, nada melhor do que ouvir os que os especialistas têm a dizer.

Leia ainda: Quem tem mais facilidade em terminar uma relação: Homens ou mulheres? Resposta não é a que pensa

Bianca Censori aparece nua nos Grammy

“O sexo faz parte das relações humanas, então é super importante para a saúde física e emocional. Durante a relação sexual, o corpo liberta endorfinas essenciais para o controle do stress e para o relaxamento, além de melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico”, começa por dizer Carolina Dalboni, ginecologista e sexóloga, à CNN Brasil. Que realça a existência de diversos estudos que associam a atividade sexual contínua ao fortalecimento do sistema imunitário. “Tudo isso sem contar que o sexo fortalece a relação interpessoal e a ligação com a parceira. Então, para a saúde mental, principalmente, o sexo saudável é de extrema importância”, acrescenta.

“Algumas pessoas também têm uma sensação de frustração importante que pode levar à depressão e à raiva”

E quando existe orgasmo os benefícios do sexo são potenciados. Realça Tamara W. Zanotelli, sexóloga e terapeuta sexual, em declarações à mesma publicação, que o clímax tem um papel importante no relaxamento. Bem como num sono reparador. “Durante a atividade sexual, o corpo libera hormonas como a endorfina e a serotonina, que promovem sensações de prazer e relaxamento e isso gera um bem-estar muito grande”, diz.

E será que a falta de sexo se traduz em efeitos negativos para o corpo? Este cenário, por mais que existam benefícios associados ao sexo e ao orgasmo, não tem que ser real. “De facto, algumas pessoas não sentem nenhum impacto negativo na saúde mental devido à falta de sexo, mas isso pode acontecer”, diz a sexóloga. Importa estabelecer a diferença entre uma abstinência sexual por opção ou não. “Alguns estudos indicam que pessoas jovens que ficam de 20 a 30 dias sem sexo, aproximadamente, podem causar irritabilidade, nervosismo e ansiedade”, explica Carolina Dalboni. “Algumas pessoas também têm uma sensação de frustração importante que pode levar à depressão e à raiva. Então, é importante haver essa libertação de substâncias relaxantes que ocorre durante o sexo”, acrescenta.

No cenário em que já existe casamento, a falta de sexo pode levar a problemas de ligação entre o casal. “A atividade sexual é uma parte importante do vínculo emocional. Então, a ausência de sexo leva a uma sensação de desconexão, insatisfação e, às vezes, diminuição da intimidade de um casal, além de gerar impacto negativo na autoestima”, termina Tamara W. Zanotelli.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-02-2025



RELACIONADOS