Afinal, qual é o segredo para a felicidade? Se está solteiro e já deu por si a pensar nesta questão, fique a saber que um estudo tem a resposta. Que poderá ser surpreendente para alguns solteiros. É que tudo se resume a ter bons amigos. Esta é a conclusão de um novo estudo publicado na revista PLOS One. Que realça que para jovens adultos solteiros é na amizade que reside o fator mais determinante para a felicidade.
Leia ainda: Orgasmo: Este truque promete maravilhas
Modelo e o vídeo de sexo com 1.057 homens em 12 horas
Do trabalho, realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos da América, fizeram parte 1.073 adultos com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos. Fora depois analisados cinco fatores principais que têm influência na felicidade. São eles: satisfação com a amizade, satisfação com a família, autoestima, neuroticismo (tendência de viver emoções negativas) e extroversão. Após a análise, os indivíduos foram divididos em cinco grupos.
Muito feliz (11%) – São pessoas com satisfação familiar e de amizade bastante elevadas. Bem como autoestima forte.
Um pouco feliz (27%) – Satisfação familiar e de amizade também são altas neste grupo.
Felicidade média (38%) – Têm satisfação familiar, autoestima e extroversão médias. Já a satisfação com a amizade é baixa.
Infeliz (15%) – São pessoas com satisfação familiar e autoestima muito baixas. Já a extroversão é baixa. Ainda assim, têm amizades estáveis.
Muito infelizes (9%) – Neste grupo verifica-se uma menor satisfação com amizades e família. Revelam um nível mais alto de neuroticismo.
O estudo revela ainda a importância de ter um melhor amigo. Pois quem o tem acabava por revelar uma probabilidade maior de estar no grupo com maior felicidade.
Existe relação entre ter amigos e encontrar o amor?
E será que ter amigos é importante para ter sorte ao amor? Em conversa com o Metrópoles, a psicóloga Laís Melquíades defende que pode ser. “É como ter um ‘comité do coração’ ao seu lado, ajudando a olhar com mais clareza para a situação. Eles podem apontar sinais que prefere ignorar, reforçar as suas boas impressões ou até dar aquele alerta quando a paixão não parece tão promissora assim”, explica. “Ouvir diferentes perspetivas é uma ótima forma de ampliar o olhar sobre a situação. Isso não significa, porém, que deva abrir mão da própria voz no processo”, acrescenta.
Fotos: Shutterstock